Dados do Trabalho
Título
Maus-Tratos a idosos: Uma revisão de literatura.
Objetivos
Apresentar uma revisão da literatura sobre maus-tratos (MT) em idosos, destacando os subtipos de maus-tratos, como avaliar, prevenir e denunciar.
Métodos
Foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações sobre o tema em bases de dados nacionais e internacionais (LILACS; SCIELO; MEDLINE), bem como diretórios de teses/dissertações, livros, legislações e sites de instituições reconhecidas na área. Foram selecionados 18 estudos, considerando a temática pertinente e recorte temporal de 2011 a 2021.
Resultados
A partir das publicações, destacaram-se os seguintes aspectos: Histórico sobre este tipo de violência e seu reconhecimento; Dados epidemiológicos e sobre o impacto dos MT aos idosos; Definição dos diferentes tipos de MT: abuso físico, abuso financeiro, abuso psicológico, abuso sexual, negligência e autonegligência; Formas de MT mais denunciadas no âmbito nacional: negligência, abuso financeiro, violência psicológica e física; Fatores de risco e achados clínicos; Medidas de conscientização e prevenção.
Discussão
O tema maus-tratos em idosos vem ganhando expressividade nos últimos anos, entretanto estudos revelam ainda uma carência de informações em relação ao assunto. Nesse sentido, a identificação das ocorrências e dos fatores relacionados é de suma importância para o combate a esse tipo de violência.
Conclusões
A revisão permite uma compreensão global sobre maus-tratos aos idosos, sendo útil para os profissionais da saúde, que devem estar aptos a reconhecer os tipos de abusos, os fluxos de atendimento, os serviços envolvidos na assistência e as leis de proteção frente aos casos de suspeita ou confirmação de MT aos idosos.
Palavras Chave
Maus-tratos; idosos; violência; geriatria
Área
Geriatria
Autores
Paula soares machado, renato braga vieira, rômulo rebouças lobo, maria luiza varela leal barros, flavia maria ramos freire, bianca melo de santana