XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

A AÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE EM UM GRUPO DE APOIO A CUIDADORES FAMILIARES.

Objetivo

Relatar a experiência de uma Assistente Social no Grupo de Apoio a Cuidadores Familiares de Idosos atendidos em um Centro de Referência em Geriatria e Gerontologia.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, relatando a prática educativa de uma Assistente Social durante os encontros com os cuidadores familiares.

Resultado da experiência ou inovação

O Grupo de Apoio constitui-se num espaço de acolhida, troca de experiência, lazer e educação permanente que visa promover o estímulo, a atenção e assistência para o cuidador, bem como, muni-lo de informações acerca do processo de envelhecimento, de modo a contribuir com o seu bem estar físico e mental diminuindo, assim, sua sobrecarga.

Discussão e Conclusões

As ações de Educação Popular em Saúde desenvolvidas pelo ao Assistente Social permitem estimular o senso crítico dos cuidadores quanto a seu papel social no cuidado, uma vez que elas se baseiam na construção do conhecimento a partir do compartilhamento de saberes e troca de experiências.
O crescimento populacional, bem como, o aumento da longevidade exige das famílias que estas se dediquem ao cuidado dos idosos de forma solitária, dada a inexistência de Políticas Públicas de Cuidados. Dessa forma, os Grupos de Apoio a Cuidadores surgem como rede de apoio e suporte efetivo à pessoa cuidadora visando a diminuição da sobrecarga familiar.

Palavras Chave

Educação Popular, Grupo de Cuidadores, Idoso.

Área

Gerontologia

Autores

ALYNE MÔNICA DOS SANTOS FERNANDES