XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Jardim do amor e a humanização do cuidado: um relato de experiência

Objetivo

Relatar a experiência da comemoração de dia das mães realizada no setor da geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Recife/PE - ação realizada pelo projeto de Extensão Sextou na Geri da Universidade de Pernambuco composto por 35 estudantes, 2 coordenadores, 10 técnicos.

Método

estudo descritivo, qualitativo, na modalidade de relato de experiência a partir da vivência de ações do projeto de extensão Sextou na Geri.

Resultado da experiência ou inovação

Para a comemoração do dia das mães foram realizadas oficinas para a confecção de flores de papel crepom para serem entregues no dia do evento . Foram confeccionadas 250 flores e 50 cartões. No dia do evento a programação foi iniciada com apresentação de um momento musical, seguida de uma apresentação de ballet, distribuição de presentes, homenagem através de vídeo com fotos das mães internadas na enfermaria, bem como das mães dos extensionistas e da equipe de saúde. O evento foi finalizado com um delicioso lanche com todos os presentes. Um momento repleto de amor, carinho e muita emoção. Essa ação atendeu os paciente internados nas enfermarias de geriatria, neurologia e pneumologia, além de distribuição de flores nos diversos setores do hospital. Nesse evento foram contempladas em torno de 250 pessoas, em sua maioria mulheres idosas.

Discussão e Conclusões

Nesse tipo de intervenção é possível observar que além da assistência a doença é importante refletir a respeito do atendimento voltado para a pessoa, como ser único, no qual se busca atender o paciente de forma holística; trazendo um pouco de alegria em um momento de grande fragilização.

Palavras Chave

humanização da assistência, geriatria, intervenção

Área

Geriatria

Autores

JÉSSIKA MELO LEÃO BEZERRA, DEUZANY BEZERRA DE MELO LEÃO, ÉLSON LEÃO BEZERRA JÚNIOR, ALEXSANDRA MARIA SIQUEIRA CAMPOS, FABIA MARIA DE LIMA