Dados do Trabalho
Título
DESFECHOS CLÍNICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS POR FRATURA DE FÊMUR COM DESNUTRIÇÃO
Objetivos
As fraturas de fêmur são hoje um importante problema de saúde pública do país, sendo responsáveis por altos índices de morbimortalidade na população idosa (SOUZA, SOUZA e ASSIS, 2020). Nesse contexto, considerando-se que a desnutrição apresenta como principais complicações: pior resposta imunológica, atraso no processo de cicatrização, risco elevado de complicações cirúrgicas, desenvolvimento de lesões por pressão, aumento no tempo de internação, e maior risco de mortalidade (CEDERHOLM et al, 2015). Objetivo: Avaliar o estado nutricional de idosos em um hospital público em Fortaleza-Ce em período pré-operatório de fratura de fêmur e a sua relação com desfechos clínicos, tempo de internação e acompanhamento nutricional.
Métodos
Estudo observacional de corte longitudinal prospectivo, com exploração dos dados obtidos do prontuário de idosos submetidos a cirurgia de fratura de fêmur na Unidade de Ortopedia, no período entre janeiro a maio de 2021. A triagem nutricional foi conduzida em até 72h da internação hospitalar, através da Mini Avaliação Nutricional- MNA®-SF (KAISER et al., 2009).
Resultados
Foram avaliados 27 idosos, 12 do sexo masculino (44,5%) e 15 do sexo feminino (55,5%). A idade média do grupo foi 75 anos, todos os pacientes foram submetidos a correção de fratura cirúrgica, desnutrição foi identificada em 37% da amostra.
Discussão
Dos idosos cirúrgicos desnutridos, 29% tiveram complicações no pós-operatório, todos tiveram internação prolongada e menos de 5% receberam terapia nutricional com assistência nutricional por nutricionista durante a internação.
Conclusões
Este estudo confirma as evidências de correlação negativa entre desnutrição e desfechos clínicos em cirurgias ortopédicas em idosos.
Palavras Chave
Idosos; Desnutrição; Ortopedia.
Área
Gerontologia
Instituições
Centro Universitário Unifametro - Ceará - Brasil
Autores
Cristhyane Costa de Aquino , Karla Pinheiro Cavalcante, Sara Costa Martins Rodrigues Soares