Dados do Trabalho
Título
Transplante cardíaco em idosos: uma revisão literária
Objetivos
Compreender o cenário do transplante cardíaco na terceira idade.
Métodos
Foi realizada uma revisão literária baseada em 5 artigos publicados entre 2012 e 2021, na língua inglesa, obtidos da base de dados MEDLINE. Os descritores utilizados na pesquisa estão de acordo com o Medical Subject Headings (MeSH), sendo respectivamente ‘’heart transplantation’’ e ‘’elderly’’.
Resultados
A tendência de envelhecimento faz com que haja maior incidência de transplante cardíaco ortotópico em pacientes idosos. Existem contraindicações à realização desse procedimento nesses pacientes, porém atestou-se que um cuidadoso pré-operatório resulta em boa taxa de sobrevivência. Menores taxas de sucesso estão relacionadas com comorbidades. Já fatores como raça branca, creatinina baixa e doador mais jovem estão diretamente ligados a um transplante mais bem sucedido.
Discussão
O potencial do transplante cardíaco para pacientes idosos requer maiores avaliações. A idade mais avançada em pacientes receptores possui papel controverso, em que alguns estudos afirmam indicar contraindicação ao procedimento e outros alegam que a probabilidade de sucesso terapêutico acentua-se por serem pacientes menos graves do que os pacientes mais jovens que necessitam da cirurgia. Os critérios de elegibilidade estão em constante reavaliação. Os corações de doadores de idade mais avançada, mais doentes e com tempos isquêmicos mais longos usualmente são recebidos por pacientes idosos, prejudicando a sobrevida.
Conclusões
O desfecho de transplantes cardíacos na população idosa apresenta dados compatíveis com o da população mais nova, sendo uma opção de tratamento cada vez mais plausível ao grupo. Entretanto, a terceira idade apresenta fatores de riscos mais acentuados, devendo ser feita uma perspicaz avaliação pré-operatória.
Palavras Chave
transplante cardíaco, cirurgia, idoso
Área
Geriatria
Autores
Lara Lins Áfio Ponte, Thiago Ribeiro Carvalho, Caio Sales Nogueira Graça, Eduardo Cesar Teixeira Sirena