Dados do Trabalho
Título
Tratamento farmacológico para espondiloartrites em idosos: revisão integrativa da literatura.
Objetivos
Realizar uma revisão integrada sobre as intervenções farmacológicas e seus possíveis efeitos em idosos com espondiloartrites.
Métodos
Trata de uma revisão integrativa em que foram utilizados artigos das bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, utilizando os descritores “espondiloartrite”, “tratamento farmacológico” e “idosos”.
Resultados
Foram encontrados 7 artigos que se enquadram no tema - Pubmed (2), Scielo (2) e Google Acadêmico (3).
Discussão
A literatura mostra que o uso de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais compõem a intervenção farmacológica para o tratamento de doenças reumáticas inflamatórias para alívio da dor e da inflamação. No entanto, esses medicamentos devem ser usados com cautela em idosos visto que podem suscitar em efeitos adversos como constipação, depressão respiratória, delirium, além de um alto risco de toxicidade gastrointestinal e insuficiência renal. Por isso, foi visto que para os idosos, a opção mais segura é o uso de imunomoduladores e anticorpos monoclonais como medicações nefroprotetoras.
Conclusões
Observou-se durante a busca uma escassez de artigos que tivessem os idosos como população alvo, dificultando portanto a compreensão sobre esse assunto, porém ficou evidente que o tratamento base para os idosos prioriza o não uso de AINEs devido aos prejuízos à função renal.
Palavras Chave
Espondilite; Idoso; Tratamento Farmacológico.
Área
Geriatria
Instituições
Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Ester Saraiva Carvalho Feitosa, Marina Pinto Rocha, Ana Carolina Cavalcante Mendonça