Dados do Trabalho
Título
PERFIL DOS IDOSOS ADMITIDOS NOS AMBULATÓRIOS DE CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Objetivo
Descrever o perfil dos idosos admitidos nos ambulatórios de cuidados paliativos de um hospital universitário em 2021.
Métodos
Estudo transversal, descritivo, analítico, retrospectivo, com abordagem quantitativa.Foram avaliados os dados demográficos, o tipo de doença (oncológica ou não) e a escala de performance paliativa dos maiores de 60 anos admitidos nos ambulatórios do Serviço de Cuidados Paliativos de um hospital universitário em 2021.
Resultados
Foram avaliados 46 idosos (66% do total de pacientes admitidos no ano do estudo), sendo 45,6% mulheres e 54,4% homens; a média de idade foi de 72,6 anos (variação de 60 a 92 anos), havendo 26% com 80 anos ou mais. A maioria era casada (47,8%), mas 24% eram viúvos. 50% eram católicos e 34,7% evangélicos. 50% eram da capital e 37% do interior do Estado. Do total, havia 71,7% com diagnóstico de doença oncológica e 28,3% com diagnóstico de doença não oncológica. Quanto à Palliative Performance Scale (PPS) na primeira consulta, 32,6% dos pacientes tinham PPS menor ou igual 50%; 28,2% entre de 60 a 70%; 13% maior ou igual a 80%.
Conclusões
O conhecimento do perfil dos idosos destes ambulatórios proporcionará melhor compreensão das necessidades desses indivíduos, direcionando ações de planejamento e melhorias na assistência aos pacientes e seus familiares pela equipe interdisciplinar de cuidados paliativos.
Palavras Chave
Idoso, Cuidados Paliativos, Ambulatório Hospitalar
Área
Geriatria
Autores
Maria Eugênia Baltazar Guimarães, Maria Vanessa Tomé Bandeira de Sousa, Roberta Costa Aquino de Alcantara, Rubens Lopes Sabino, Cinara Franco de Sá Nascimento Abreu, Luciana Leite de Figueiredo Magalhães