XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Relato de Experiência do Estágio Supervisionado de Fisioterapia na Atenção Básica - Saúde do Idoso

Objetivo

Proporcionar atividades com orientação individual e coletiva em saúde com a finalidade de promover um envelhecimento ativo gerando qualidade de vida através do estágio supervisionado de fisioterapia na atenção básica.

Método

Por meio do estágio obrigatório supervisionado os idosos puderam realizar atividades em uma associação local que é campo de estágio dos alunos do curso de Fisioterapia. Os idosos foram divididos em três grupos (Segundas, quartas e sextas), e os encontros aconteceram durante o horário das 13h30 às 17h30, entre os dias 14 de março até 06 de maio de 2022.

Resultado da experiência ou inovação

Foi possível desenvolver 24 atividades beneficiando 51 idosos, compreendendo a faixa etária de 60 a 88 anos, sendo 44 do sexo feminino e 7 do sexo masculino com temáticas envolvendo: Aspectos funcionais, cognitivos, saúde mental e doenças crônicas comuns na terceira idade. Foram envolvidos 10 alunos e 1 docente na supervisão.

Discussão e Conclusões

Discussão: As atividades realizadas foram baseadas na prática clínica a partir da literatura científica. Foi possível encontrar evidências que a fisioterapia na atenção básica se apresenta como uma ótima alternativa para promover saúde e potencializar suas capacidades físico-motoras, contribuindo com o processo de desenvolvimento humano individual e coletivo. Conclusão: Conclui-se que foi possível promover educação em saúde com o público idoso como também realizar as devidas orientações/intervenções conforme planejado, aumentando o grau de conhecimento deles a respeito de várias patologias comuns na terceira idade e promovendo funcionalidade para as atividades de vida diária.

Palavras Chave

Palavras-chave: Atenção à Saúde, Idoso, Educação em Saúde.

Área

Gerontologia

Autores

Taynã Alves , Francisco de assis do vale Nascimento, Ana Luiza Teixeira de Oliveira Carvalho