XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Acompanhamento psicológico à paciente idosa após cirurgia de artrodese da coluna e estratégias de adaptação às limitações físicas: um relato de experiência

Objetivo

O presente trabalho tem como finalidade relatar e discutir o impacto que o atendimento psicológico, baseado no aporte teórico da gestalt-terapia, pode ter ao paciente idoso em recuperação de cirurgia de artrodese da coluna como recurso de enfrentamento ao estresse, baixa autoestima e possíveis frustrações da reabilitação.

Método

O estudo tem natureza qualitativa e utiliza abordagem exploratória e descritiva. A experiência relatada no artigo concerne ao acompanhamento psicológico realizado após intervenção cirúrgica de uma paciente de 61 (sessenta e um) anos, com frequência semanal, pelo período de 5 (cinco) meses, por meio de chamadas de vídeo e atendimentos presenciais.

Resultado da experiência ou inovação

A psicoterapia apresentou um resultado positivo quanto ao enfrentamento do estresse, capacidade de perceber progresso, melhoria na comunicação e relações interpessoais, redução do sentimento de frustração e melhora de autoestima, empregando como referência as queixas trazidas inicialmente em sessão de terapia e a não reincidência destes relatos ao final do acompanhamento terapêutico.

Discussão e Conclusões

Pessoas idosas que passam por intervenção cirúrgica podem ter dificuldade na reabilitação ao experienciar possíveis sentimentos de inutilidade, frustração ou culpa. Além disso, podem apresentar resistência para comunicar suas necessidades ou solicitar ajuda ao se depararem com a limitação física.
Considerando as mudanças corporais as quais a pessoa operada é submetida e a necessidade de adaptação a mudanças súbitas, o acompanhamento psicológico semanal pode ser altamente benéfico ao contribuir para o ajustamento criativo do indivíduo, enfrentamento de dificuldades e resistências, resgate da sua autonomia, ampliação da consciência corporal, autoestima, retorno de atividades e redução do estresse pós-cirúrgico.

Palavras Chave

Adaptação. Cirurgia. Idoso. Psicoterapia.

Área

Gerontologia

Instituições

UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Leticia Bahia Barreto