Dados do Trabalho
Título
SEXTOU NA GERI: HUMANIZANDO O CUIDADO COM A SAÚDE DO IDOSO E DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Objetivo
Difundir a prática do cuidado holístico com a pessoa idosa na enfermaria de geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Recife-PE, respeitando suas características pessoais e gostos, levando assim a prática da humanização para o dia a dia do cuidado ao paciente idoso.
Método
Projeto de extensão com o objetivo de humanizar o cuidado com a saúde do idoso e da equipe multiprofissional da enfermaria de Geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Coordenado por duas geriatras, duas enfermeiras docentes e colaboradores médicos e equipe multiprofissional. O projeto conta com o apoio dos grupos de extensão Memória Viva e Escuta remota.
Resultado da experiência ou inovação
As intervenções acontecem presencialmente com frequência quinzenal, nas sextas-feiras pela manhã, na enfermaria de Geriatria. O projeto é dividido nos seguintes eixos de atuação:
Música, Espiritualidade, escuta humanizada e prontuário afetivo. Trazemos também a premiação ‘’profissional amigo da Geriatria’’; a cada mês, um profissional da equipe multiprofissional será premiado pela excelência no cuidado prestado aos idosos, motivando, assim, os profissionais que lá atuam. Datas comemorativas serão comemoradas junto com os pacientes e equipe de saúde ao longo do ano. O projeto divulgará suas ações e a prática do cuidado humanizado através do instagram (@Sextounageri)
Discussão e Conclusões
O projeto de extensão Sextou na Geri, através da música, da escuta e da espiritualidade, encontrou ferramentas para humanizar e aperfeiçoar a atenção à saúde do idoso, bem como estreitar a relação da equipe multiprofissional.
Palavras Chave
idoso; humanização, cuidado centrado na pessoa
Área
Geriatria
Autores
JÉSSIKA MELO LEÃO BEZERRA, DEUZANY BEZERRA DE MELO LEÃO, ÉLSON LEÃO BEZERRA JÚNIOR, ALEXSANDRA MARIA SIQUEIRA CAMPOS, FABIA MARIA DE LIMA