XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

A interdisciplinaridade no cuidado a paciente idosa com Alzheimer: um relato de experiência

Objetivo

Este relato apresenta experiência vivenciada no processo terapêutico fonoaudiológico e fisioterápico de paciente com demência, com gastrostomia e restrita ao leito.

Método

As terapias fisioterápicas ocorreram com frequência semanal de três vezes e a fonoterapia diariamente, no período de 2020 a 2022, realizadas em domicílio no município de Fortaleza-CE. O plano de tratamento focou no treino de força muscular, mobilização articular, equilíbrio de tronco, exercícios respiratórios e orientações aos cuidadores para posicionamento no leito. A fonoterapia concentrou-se no trabalho da motricidade orofacial, manipulação faríngea, ativação da musculatura laríngea, exercícios mio funcionais e de apoio vocal e, ainda em estimulações tátil, gustativa, térmica, de reflexos, sensibilidade e relaxamento.

Resultado da experiência ou inovação

A paciente apresentava força muscular diminuída (grau 2 para membros inferiores e grau 3 para membros superiores na escala Oxford) rigidez articular generalizada e ausência do controle postural para posição sentada. Além disso, a avaliação fonoaudiológica identificou que a sensibilidade e reflexos de gag estavam quase ausentes, deglutição ineficiente e com ruídos, motricidade e transito oral inadequados, dificuldades na elevação laríngea, e ainda apresentou tosse e engasgo para consistências sólidas e líquidas, e, em alto risco de broncoaspiração e desenvolvimento de pneumonia. Com as terapias diárias, adaptações alimentares e exercícios sistematizados os engasgos e tosses cessaram, houve mais segurança na deglutição, melhora no trânsito oral e dos ruídos na deglutição possibilitando assim a alimentação mista (por sonda e via oral).

Discussão e Conclusões

Com isso, fica evidente a importância e benefícios do trabalho interdisciplinar em saúde para a pessoa idosa e sua qualidade de vida.

Palavras Chave

EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE. IDOSO. QUALIDADE DE VIDA.

Área

Gerontologia

Autores

Eveline Alves Oliveira, DANIELLE FÉLIX ARRUDA MOURÃO, SAMIRA CAMELO FERREIRA, GRAÇA KÁRLYA LIMA SALES