IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Dados do Trabalho


Título

PARTICIPAÇÃO DO QUADRIL DO MEMBRO DE APOIO NA ROTAÇÃO AXIAL DA PELVE DURANTE O CHUTE DO FUTEBOL

Resumo (máximo 3000 caracteres com espaço)

INTRODUÇÃO: A rotação da pelve no plano transverso contribui para o deslocamento anterior do membro inferior de chute em direção à bola. Os torques e as transferências de energia cinética no quadril do membro de apoio podem influenciar nessa rotação axial durante o gesto. Entretanto, essa influência ainda não foi investigada. Assim, o objetivo deste estudo foi estimar os torques articulares e a potências articulares e segmentares do quadril do membro inferior de apoio para descrever as transferências de energia entre quadril, coxa e pelve durante o chute máximo com o dorso do pé.
MATERIAIS E MÉTODOS: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (CAAE – 42162915.9.0000.5149) e todos os voluntários assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Participaram do estudo observacional transversal, 18 homens praticantes amadores e habilidosos de futebol (24.0 ± 4.1 anos). Os participantes foram instruídos a chutar a bola de futebol com o membro inferior dominante “o mais forte possível” na direção de um alvo, com movimentos livres do corpo. A cinemática e a cinética da tarefa de chute foram avaliadas por um sistema de análise de movimento tridimensional (Codamotion) e uma plataforma de força (AMTI). Os dados cinemáticos e inerciais foram utilizados para calcular torques por meio do método de dinâmica inversa. Uma análise de fluxo de energia (power flow), com o cálculo das potências foi realizada para estimar as trocas de energia cinética envolvendo os segmentos coxa e pelve e a articulação do quadril do membro inferior de apoio. As curvas de cinemática, torques e potências segmentares e articulares angulares, foram apresentadas individualmente e curvas médias foram geradas. A partir das curvas, foram descritas as direções dos fluxos de energia cinética, para revelar o papel cinético do quadril de apoio na rotação axial da pelve durante o chute.
RESULTADOS: o papel predominante do quadril do membro inferior de apoio foi de absorver energia mecânica da pelve e desacelerar seu movimento de rotação anterior em direção ao membro de apoio por meio de torques excêntricos produzido pelos tecidos rotadores laterais do quadril. Apenas em uma pequena parte do ciclo do chute (21 a 28%) a articulação do quadril do membro de apoio gera energia mecânica para a pelve acelerando seu movimento de rotação axial, por meio de um torque concêntrico produzido pelos tecidos rotadores mediais do quadril contribuindo assim, para o deslocamento anterior do membro de chute em direção à bola.
DISCUSSÃO/CONCLUSÃO: As direções dos movimentos e torques, associadas aos fluxos de energia observados, demonstram que o quadril do membro inferior de apoio contribui de maneira importante para os movimentos da pelve durante o gesto, desacelerando seu movimento de rotação anterior em direção ao membro inferior de apoio, contribuindo assim, posteriormente, para o movimento segmentar sequencial proximal-distal do membro inferior de chute em direção à bola.

Palavras-chave (máximo 3)

Chute de futebol, cinética, quadril

Área

Biomecânica

Autores

Leonardo Drumond Barsante, Diego Silva Carvalho, Juliana de Melo Ocarino, Aline de Castro Cruz, Sérgio Teixeira da Fonseca, Thales Rezende de Souza