IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título do minicurso

QUADRIL DO ATLETA: AVALIAÇAO E TRATAMENTO

Minicurrículos dos proponentes (máximo de 5 linhas cada)

1. Profa. Dra. Nayra Rabelo, Santa Casa de São Paulo (ISCMSP) e Instituto Trata – Joelho e Quadril (nrabelofisio@yahoo.com.br) Especialista em fisioterapia musculoesquelética com aprimoramento em quadril, joelho e esporte pela Santa Casa de SP – ISCMSP; Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE; Diretora de pesquisa do grupo de estudos do quadril da Santa Casa de São Paulo – ISCMSP; Membro da Sociedade Brasileira de Análise Clínica da Marcha e do Movimento Humano- SBACMMH; Fisioterapeuta e consultora técnica do Instituto Trata – Joelho e Quadril. 2. Prof. Ms. João Barboza, Docente Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e Instituto Trata – Joelho e Quadril (joaobarboza01@gmail.com) Especialista em fisioterapia musculoesquelética com aprimoramento em quadril, joelho e esporte pela Santa Casa de SP - ISCMSP, Mestre pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo- FCMSCSP, Docente da Faculdade de Medicina do ABC, Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE, Fisioterapeuta e consultor técnico do Instituto Trata – Joelho e Quadril. 3. Prof. Dr. Thiago Yukio Fukuda, Docente Centro Universitário São Camilo e Diretor-clínico Instituto Trata – Joelho e Quadril (tfukuda10@yahoo.com.br) Especialista pela Santa Casa de SP - ISCMSP, Doutor em Ciências pela UNIFESP, Pós-doutorado em Biomecânica pela University of Southern Califórnia – USC/EUA, Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Diretor clínico do Instituto Trata – Joelho e Quadril, Docente do Centro Universitário São Camilo, Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE, mais 60 publicações científicas na área de Reabilitação em Ortopedia e Esportiva.

Descrição do minicurso

Contextualização/Objetivo: Atividades físicas e esportivas têm exigido cada vez mais de seus praticantes, especialmente das articulações dos membros inferiores. Esportes atualmente populares como corrida, ciclismo, crossfit, musculação e esportes de contato ou mudança de direção como futebol, vôlei, tênis, entre outros, tendem a gerar sobrecarga e consequentemente lesões no quadril. A articulação coxo-femoral e seus tecidos adjacentes têm sido foco de estudo e preocupação no que se refere ao diagnóstico e escolha das melhores estratégias de tratamento. Um dos grandes desafios na avaliação clínica das lesões do quadril é a dificuldade em detectar se a dor e demais sintomas estão relacionados ao comprometimento de estruturas intra-articulares (labrum, cartilagem e sistema capsulo-ligamentar) ou extra-articulares (tendões, bursas e músculos). Além disso, o tratamento conservador para afecções do quadril tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito do esporte, mas as melhores ferramentas para abordagem desses pacientes ainda permanecem pouco difundidas. Nosso grupo de estudos clínicos têm algumas linhas de pesquisa e diversas publicações com foco em desenvolver soluções para capacitação e aprimoramento na tomada de decisão clínica de doenças do quadril. Com base nestas informações, este minicurso tem como proposta principal oferecer um treinamento teórico e prático sobre a investigação clínica de doenças relacionadas a articulação do quadril, envolvendo a avaliação de estruturas peri-articulares possivelmente acometidas, por meio de anatomia palpatória direcionada e testes especiais e funcionais. Além disso, será abordado, de forma prática, todo um arsenal de recursos baseados na literatura atual com foco na redução da dor, mobilizações articulares, recursos para diminuição de sobrecarga, exercícios de fortalecimento e estratégias para ajuste da biomecânica dos membros inferiores em atletas amadores e de alta performance. Por fim, propõe-se discutir critérios de retorno ao esporte e ferramentas de prevenção de lesões no quadril.

Programação da proposta (horário e atividades a serem desenvolvidas)

14:00 – 15:00h: Contextualização teórica sobre princípios de anatomia, biomecânica e fisiopatologia aplicada às principais lesões do quadril no atleta (Teoria)
15:00 – 16:00h: Demonstrações práticas sobre avaliação funcional das lesões intra e extra-articulares do quadril
16:00 – 17:00h: Contextualização teórica e demonstrações práticas sobre prevenção e tratamento conservador das principais lesões do quadril na prática esportiva e estratégias de retorno ao esporte.

OBS. Vale lembrar que esta proposta de minicurso pode ser realizada em tempo maior (4 ou 5 horas) de acordo com a necessidade da comissão científica.

Detalhamento dos recursos necessários para realização do minicurso

Datashow, 1 maca de tratamento, 1 mini-band ou 1 theraband, 3 ou 4 cones e 1 rolo de posicionamento.

Limite máximo de vagas

100

Área

Tratamento

Autores

NAYRA DEISE ANJOS RABELO