IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título do minicurso

ABORDAGENS ATUAIS NA PREVENÇAO DE LESOES EM CORREDORES

Minicurrículos dos proponentes (máximo de 5 linhas cada)

Gustavo Leporace: Fisioterapeuta (UFRJ) e Professor de Educação Física (UERJ), com Mestrado (UFRJ) e Doutorado (UFRJ) em Engenharia Biomédica. Atua como Diretor Técnico do Laboratório Biocinética e é o Coordenador de Pesquisas do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde. Possui interesse clínico e científico nas áreas de Avaliação Biocinética do Movimento Humano, Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas, Biomecânica da Marcha e da Corrida Humana e Processamento de Sinais Biológicos com ênfase em Inteligência Computacional. Paulo Roberto Garcia Lucareli: Fisioterapeuta (UNIMAR), com Mestrado (USP) e Doutorado (USP) em Fisiotapologia Clínica. Atua como professor e pesquisador do Departamento de Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Possui vasta experiência em: 1) Prática Clínica e Investigativa em Análise de Movimento em Distúrbios Musculoesqueléticos; 2) Métodos de Aplicação e Análise com Sistemas de Análise de Movimento; 3) Pesquisas Clínicas os seguintes tópicos fisioterapêuticos: Análise de Movimento, Biomecânica, Avaliação Funcional e Distúrbios Musculoesqueléticos. Fabio Luciano Arcanjo de Jesus: Fisioterapeuta (UCSAL), com Mestrado em Medicina e Saúde (UFBA) e cursando o doutorado na mesma instituição . Atualmente é sócio-proprietário e Fisioterapeuta responsável técnico da FISIOTRAT LTDA, da AF Reabilitação, da CICV (Centro Integrado da Coluna Vertebral) e SOFISIO. É membro da IPNFA (Associação Internacional de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva). Ministra aulas em cursos de pós graduação na Bahia e no Brasil. Foi coordenador da Clinica Procura de 2001 a 2003.Coordenador do setor de Fisioterapia da Clinica Maria Albano em Candeias desde de 2003.

Descrição do minicurso

As lesões relacionadas à corrida são preocupações frequentes dos corredores, pois estas podem interferir na prática de corrida e podem causar sintomas indesejados, como por exemplo dor. A incidência de lesões relacionadas à corrida em corredores novatos é estimada em 17,8 (intervalo de confiança 95% [IC 95%] 16,7 a 19,1) por 1000 horas de exposição à prática de corrida, enquanto em corredores recreacionais a incidência é estimada em 7,7 (IC 95% 6,9 a 8,7) por 1000 horas de corrida. No Brasil, a incidência de lesões relacionadas à corrida em corredores recreacionais é estimada em 10,1 (IC 95% 7,9 a 12,3), evidência esta proveniente de um estudo conduzido com corredores brasileiros. As lesões relacionadas à corrida podem apresentar níveis de severidade que podem resultar em impacto para a sociedade e na saúde do corredor. Evidências mostram que as lesões relacionadas à corrida podem resultar em moderado nível de dor, afastamento da corrida, utilizações de recursos médicos, perda de produtividade no trabalho (absenteísmo) e custos (diretos e indiretos). Dessa forma, programas de prevenção de lesões relacionadas à corrida poderiam auxiliar na diminuição do impacto dessas lesões na sociedade e na saúde do corredor. Nosso grupo de pesquisa tem seguido nos últimos anos o modelo proposto por Van Mechelen para prevenção de lesões esportivas. A proposta desse mini-curso de 3 horas é apresentar as evidências científicas contemporâneas, publicadas por nosso grupo de pesquisa e na literatura mundial, sobre o universo das lesões em corredores, com soluções práticas para serem implementadas na prática clínica dos profissionais da saúde.

Programação da proposta (horário e atividades a serem desenvolvidas)

- Paulo Lucareli: Epidemiologia e fatores de risco para lesões na corrida: O que temos de evidência científica? (30 minutos)

- Gustavo Leporace: Mapeamento do perfil de risco de corredores por meio da interação entre variáveis extrínsecas e intrínsecas. (30 minutos)

- Fábio Arcanjo: Treinamento Neuromuscular para prevenção de lesões na corrida (30 minutos)

- Prática Aplicada à Prevenção de Lesões (Leporace, Lucareli, Arcanjo): Avaliação Biocinética 3D; Retreinamento da Corrida; Treinamento Neuromuscular Aplicado à Corrida (90 minutos).

Detalhamento dos recursos necessários para realização do minicurso

Para a realização do mini-curso serão necessários os seguintes materiais:

- Esteira motorizada e estrutura elétrica que comporte o funcionamento da mesma;
- Minibands.
- Data Show.
- Nos responsabilizaremos por organizar a logística para uso do sistema de análise de movimento 3D na parte prática.

Limite máximo de vagas

200

Área

Prevenção

Autores

Gustavo Leporace, Paulo Garcia Roberto Lucareli, Fabio Luciano Arcanjo Jesus