IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Dados do Trabalho


Título

Correlação entre tempo de experiência no crossfit como fator de risco para lesões e sintomas lombar.

Resumo (máximo 3000 caracteres com espaço)

O presente estudo teve como objetivo, correlacionar a experiência na modalidade como fator de risco para lesões e sintomas lombar em praticantes de crossfit.Trata-se de um estudo descritivo e observacional transversal, de caráter quantitativo, aprovado pelo comitê de ética em pesquisas em seres humanos do instituto campinense de ensino superior, sob número CAAE: 06943619.1.0000.5173. Com uma amostra de 147 atletas praticantes de crossfit matriculados no box Vincit crossfit e 132 atletas praticantes de crossfit matriculados no box Vibe crossfit, idade a partir de 18 anos e de ambos os gêneros. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários. O primeiro questionário “Questionário de identificação e especificidade do atleta praticante de crossfit”, desenvolvido pelos autores, com perguntas abertas e fechadas, refere-se a variáveis como gênero, idade, categoria no esporte, tempo de pratica, além de questionamentos acerca de sintomas, e tratamentos submetidos ou que já realizou. O segundo questionário, Oswestry disability index, foi utilizado para avaliar a dor e a incapacidade associadas às disfunções especificas da lombar, contendo todas as propriedades psicométricas necessárias para uma avaliação, com formato de resposta e questões curtas e diretas que facilitam também o seu preenchimento.
Os dados obtidos, e variáveis encontradas foram analisados de maneira rigorosa, visando eliminar erros no processo de mensuração e análise pelo pesquisador, sendo utilizado o programa Microsoft Excel® 2010 e pacote estatístico Bioestat 5.0, para a tabulação dos dados e elaboração das tabelas.
Como resultados, obteve-se relevância acerca dos dados encontrados e com a pesquisa foi constatado que os praticantes de Crossfit em grande maioria, apresentam sintomas osteomioarticulares na lombar, com intensidade e limitação funcional leve. Além do grupo que pratica o esporte há 1 ano ou menos é o que mais apresenta dor, seguido do grupo que pratica o esporte à 2 anos.
Quando comparado a outras evidências recentes, os resultados obtidos pelo estudo revelam dados condizentes, concluindo que a modalidade por exigir movimentos em amplitudes máximas com carga e progressão continua, tende ao praticante com menos experiência maior tendência a lesão.

Palavras-chave (máximo 3)

Dor, lesões esportivas, trauma.

Área

Epidemiologia

Autores

Rafael do Nascimento Bentes, Flávia Roberta Bastos Ferreira, Tayná Alencar Nunes, Felipe Nascimento da Costa