Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS RADIOGRÁFICOS PARA MEDIR A FLEXIBILIDADE NA ESCOLIOSE
Objetivo
Predizer o método radiográfico pré operatório para aferição do ângulo de Cobb que mais se aproxima do resultado pós operatórios dos pacientes com deformidade escoliótica.
Metodologia
Estudo de coorte retrospectiva de avaliação radiográfica da coluna vertebral (posteroanterior pré operatória (PA), inclinações, tração, tração anestesiada e posteroanterior pós operatória imediata (PO)) de 26 pacientes tratados de forma cirúrgica para deformidades escolióticas no período de Janeiro de 2017 a Setembro de 2019. Avaliou-se a média final do ângulo de Cobb e sua diminuição em relação ao PA nas três curvas em pacientes com escoliose idiopática (EI) e não idiopáticas.
Resultados
Todas as médias das curvas tem significância estatística, exceto a inclinação na escoliose não idiopática (EI). A tração anestesiada apresenta média de valores mais próximos ao PO. Em relacão ao delta (diminuição) das manobras em relação ao PA foi observado que não houve significância estatística nas não EI. A manobra tração anestesiada tem um maior delta em todas as curvas.
Conclusões
A manobra de tração sob anestesia em pacientes com escoliose idiopática configura-se como o método com maior flexibilidade e que melhor prediz o resultado pós operatório.
Arquivos
Área
Deformidade na criança
Autores
ANDRÉ SOUSA GARCIA, FÁBIO ANTONIO VIEIRA, JOSÉ THIAGO PORTELLA KRUPPA, RENATO HIROSHI SALVIONI UETA, EDUARDO BARROS PUERTAS