Dados do Trabalho
Título
O USO DO ANTIBIOTICO PIPERACILINA-TAZOBACTAM POR VIA SUBCUTANEA (HIPODERMOCLISE) EM SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
A hipodermóclise consiste na administração de fluidos e medicamentos por via subcutânea e é usada com frequência para o controle de sintomas em pacientes em cuidados paliativos com dificuldade de acesso venoso e/ou que não toleram medicações por via oral. Embora relevante, poucos estudos abordam essa temática, o que traz grande insegurança aos profissionais de saúde para prescrever e/ou administrar medicações por essa via de acesso. A nível hospitalar, o antimicrobiano piperacilina-tazobactam, por ser bem tolerado e ter um amplo espectro de ação, é bastante utilizado para tratamento empírico de infecções moderadas a graves em pacientes hospitalizados, entretanto poucos estudos foram feitos para avaliar a segurança do uso de piperacilina-tazobactam pela via subcutânea.
Objetivo e Método
Avaliar os efeitos colaterais locais do uso de piperacilina-tazobactam por hipodermóclise em pacientes internados em um serviço de cuidados paliativos em hospital da região sul do país.
Resultados
Realizou-se um estudo de série de casos, observacional, de caráter retrospectivo, com análise de banco de dados e prontuário. Foram incluídos pacientes internados no serviço de cuidados paliativos que receberam o antibiótico piperacilina-tazobactam pela via subcutânea durante a internação.
Conclusão/Considerações finais
A coleta preliminar de dados se deu entre 1° de setembro de 2023 até 29 de fevereiro de 2024, identificando-se, nesse período, onze pacientes que receberam o antibiótico piperacilina-tazobactam por hipodermóclise. Desses, nenhum paciente apresentou efeitos locais adversos durante a administração (dor, calor, hiperemia, endurecimento, hematoma, secreção purulenta ou necrose), embora cinco deles tenham feito uso do antibiótico por essa via por apenas um dia, seja pelo acesso venoso ter sido restabelecido ou por ter havido suspensão de antibioticoterapia por término de tratamento. CONCLUSÃO: O uso de piperacilina-tazobactam por hipodermóclise se mostrou seguro e com poucos efeitos adversos locais.
Referências
Kobayashi D, Cho M, Yokota K, Shimbo T. Safety of Subcutaneous Piperacillin/Tazobactam Administration Compared to Intravenous Administration: Propensity Score-Matched Cohort Study. J Am Med Dir Assoc. 2020 Jan;21(1):127-128. doi: 10.1016/j.jamda.2019.08.010. Epub 2019 Oct 10.
Bruno VG. Hipodermóclise: revisão de literatura para auxiliar a prática clínica. Einstein. 2015;13(1):122-8. Disponível em:
Palavras Chave
hipodermoclise; piperacilina-tazobactam; antibiótico
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Grupo Hospitalar Conceição - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
BERNARDO DAN JUNGES, GABRIELA CARVALHO SCHMITZ, HELLEN CHAGAS, RAPHAEL LACERDA BARBOSA NATHASJE