Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇAO PARA MORTE NO CONTEXTO DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Introdução
Lidar com a morte neonatal é uma realidade enfrentada diariamente por profissionais de enfermagem inseridos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Neste sentido, a educação para a morte pode auxiliar os profissionais a desenvolverem habilidades de comunicação empática e sensível com os pais e familiares, fornecendo suporte emocional e auxílio no processo de luto. Além disso, essa formação pode capacitá-los a lidar com suas próprias emoções e sentimentos diante da perda de um paciente.
Objetivo e Método
Tem-se por objetivo, propor, implementar e avaliar uma intervenção de educação para morte com os profissionais de enfermagem de uma UTIN. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com profissionais de enfermagem de uma UTIN, localizada em um município no sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu no transcorrer do ano de 2022, de maio a dezembro, por meio de entrevista semiestruturada individual, seminários centrais e aplicação de questionário auto administrável. Os dados foram analisados conforme a análise textual discursiva. A pesquisa respeitou os aspectos éticos e foi aprovada pelo Comitê de Ética e pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob número do parecer 5.346.493.
Resultados
Participaram da pesquisa dez técnicas de enfermagem e quatro enfermeiras. Das entrevistas emergiram cinco categorias: Significados atribuídos à morte pelos profissionais de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; A atuação do profissional de enfermagem frente à morte neonatal; Os laços e vínculos estabelecidos entre profissional, paciente e família; Luto e a luta dos pais diante da morte do Recém-Nascido e A necessidade de se falar sobre a morte ao longo da formação do profissional de saúde. Após apresentação dos resultados nos seminários centrais, optou-se em conjunto, como iniciativa educativa, pela produção de uma cartilha e um vídeo contendo orientações sobre luto e aceitação em situações de perda neonatal. De modo geral, as participantes destacaram os benefícios desses materiais que as auxiliaram na compreensão de aspectos relacionados à morte, ao luto e ao acolhimento na prática laboral .
Conclusão/Considerações finais
A educação para morte, desenvolvida nesta pesquisa-ação, contribuiu para a construção coletiva de materiais educativos voltados para atender aos anseios, auxiliando as profissionais de enfermagem na compreensão da morte e suas nuances no tocante à morte neonatal, enfatizando especialmente o desenvolvimento de uma assistência acolhedora e humanizada.
Palavras Chave
Educação para a morte; Profissionais de enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Área
Outras áreas
Autores
SILVANA BASTOS COGO, CAROLINA HELEONORA PILGER, GRACIELA DUTRA SEHNEM, ELISE DE FÁTIMA RODRIGUES DIAS