X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

REPERCUSSOES DA COVID-19 DURANTE O TRATAMENTO ONCOLOGICO: VIVENCIAS DE MULHERES JOVENS

Introdução

Introdução: Ao final do ano de 2019, conheceu-se o primeiro caso de infecção pela Covid-19 gerando um cenário de emergência de saúde pública. Tal realidade refletiu na interrupção repentina de cuidados médicos de rotina, sobretudo ações de diagnóstico e tratamento, a destacar o tratamento oncológico que abrange uma população vulnerável e que os resultados clínicos dependem de intervenções em tempo oportuno e com eficácia.

Objetivo e Método

Objetivo: Analisar a repercussão da pandemia de Covid-19 durante o período de tratamento oncológico vivenciado por mulheres jovens. Método: Estudo qualitativo, de campo e de caráter descritivo realizado por meio de entrevista semiestruturada no período de julho a setembro de 2021. A pesquisa foi desenvolvida nos ambulatórios de quimioterapia e de radioterapia de um hospital universitário do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os critérios de inclusão, de forma presencial, foram mulheres jovens, com diagnóstico de câncer e em tratamento oncológico. Para a coleta remota, as participantes deveriam ainda possuir previamente aparelhos eletrônicos que possibilitassem a participação no estudo. Os dados foram submetidos à Análise Temática de Conteúdo Indutiva. Foram seguidos os preceitos éticos das Resoluções de n° 466/2012 e de nº 510/2016, além das medidas de biossegurança da Covid-19.

Resultados

Resultados: Participaram 20 mulheres jovens em tratamento oncológico com diagnósticos prioritariamente de câncer de mama e linfoma de Hodgkin, em que a maioria estava realizando tratamento curativo e de manutenção. As participantes relataram que devido aos casos de Covid-19 muitos exames, sessões de quimioterapia e radioterapia e cirurgias sofreram adiamentos. Isso influenciou na saúde psicológica e na diminuição de qualidade de vida destas mulheres, que apresentaram aumento de sinais e sintomas relacionados à ansiedade e ao medo do aumento das células cancerígenas. Houve também aumento da preocupação relacionada à contaminação pelo vírus através dos familiares, culminando em sentimentos conflituosos e de tristeza ao diminuir o compartilhamento do mesmo ambiente com o núcleo familiar a que pertencem.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: A pandemia da Covid-19 implicou em inúmeros desafios para as mulheres jovens em tratamento oncológico, onde o estado de saúde mental foi afetado ao passo que se depararam com sentimentos negativos e incertezas sobre a terapêutica que se apresentou nas atuais condições assistenciais.

Palavras Chave

Neoplasia; Mulher jovem; Assistência

Área

Outras áreas

Autores

GRACIELA DUTRA SEHNEM, AMANDA SUÉLEN MONTEIRO, SILVANA BASTOS COGO, CÍNTIA VANUZA MONTEIRO BUGS