Dados do Trabalho
Título
PROJETO INFORMATIVO SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVO: RESULTADO DA ENTREGA DE CARTAS AOS PAIS/RESPONSAVEIS
Apresentação do caso
O diagnóstico de câncer pode causar tanto nos pacientes, como em seus familiares, os sentimentos de tristeza, ansiedade e medo, uma vez que a doença ainda é vista por muitos como uma doença incurável e terminal, mesmo com todos os avanços que a ciência vem apresentando nos últimos anos (Ribeiro; Silva; Silva, 2020).
O subcomitê de CP é composto por 28 Centros Brasileiros que prestam assistência paliativa por meio de equipes multidisciplinares ou membro da unidade oncológica.
Sabe-se que o CP tem como objetivo o alívio e a prevenção dos sofrimentos, sejam eles físico, social, emocional ou espiritual. No entanto, ainda há crenças errôneas a respeito do trabalho e também do objetivo das equipes, associando-as ao fim de vida.
É fundamental que a comunicação seja clara e objetiva, e que seja oferecido aos pacientes e entes queridos, informações corretas sobre a atuação do CP. Nesse sentido, o subcomitê de CP identificou a necessidade de realizar um projeto com objetivo de apresentar o serviço de CP em um momento dissociado de situações que precedem à terminalidade.
Discussão
Objetivo Principal:
Desmistificar junto aos pais e responsáveis o conceito dos cuidados paliativos.
Objetivos Secundários:
Explicar a importância da comunicação clara e objetiva com os pacientes;
Apresentar aos pais e pacientes o real conceito de cuidados paliativos para que fique claro que receberão todo o apoio de que necessitam.
Este projeto foi defino pelo subcomitê de CP há 4 anos. Desde então foram realizadas diversas reuniões para a elaboração da escrita da carta. Após votação, foi decidida a sua implementação em Agosto/2023.
Como método, a carta informativa deveria ser entregue pelos oncologistas aos pacientes de casos novos que fossem admitidos nas 28 instituições parceiras da Aliança AMARTE.
Considerações finais
Foi identificado também dificuldade para a entrega da carta devido barreira na comunicação da sua necessidade, a existência de diversos protocolos já estabelecidos na instituição que poluía as documentações entregues nas primeiras consultas.
Manter a comunicação eficaz, treinamentos e desmistificação sobre o CP pode auxiliar na melhora dos resultados desse projeto. Por fim, faz-se necessário o investimento formação de equipes multidisciplinares com atuação integral em CP.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos Pediátricos; Pediatria
Área
Outras áreas
Autores
ALINE ESMERALDO ALMEIDA, ALINE ESMERALDO ALMEIDA, HEIDMILENE GONÇALVES ROCHA, HEIDMILENE GONÇALVES ROCHA, NICHOLLAS MARTINS ARENCO, NICHOLLAS MARTINS ARENCO