Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS: CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇAO MEDICA DE UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO PRIVADA NO NORTE DO BRASIL
Introdução
O Cuidado Paliativo (CP) visa fornecer conforto e qualidade de vida para pacientes que apresentam doenças graves e irreversíveis. No entanto, essa alternativa ainda é pouco utilizada, principalmente, devido à alta prevalência da medicina curativa. Tal fato também é verificado no âmbito da graduação médica, na qual, o tema medicina paliativa mostrava-se ausente das diretrizes curriculares. No entanto, em 2024 a Diretriz Curricular Nacional do curso de Medicina foi revisada, incluindo o tema Cuidados Paliativos, no domínio “Cuidado à Saúde”, como competência essencial da graduação.
Objetivo e Método
Objetivo: descrever o conhecimento dos estudantes de Medicina acerca dos Cuidados Paliativos (CP). Além de conhecer o grau de importância atribuída ao aprendizado dos cuidados paliativos pelos acadêmicos.
Método: é um estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado durante o período de Fevereiro a Dezembro de 2022, do qual participaram 254 alunos distribuídos entre o 5º ao 12º semestre do curso de Medicina de uma instituição privada no norte do Brasil. A coleta de dados ocorreu pelo Google Forms, por meio do questionário ‘Percepção e Conhecimento dos Estudantes de Medicina acerca de Cuidados Paliativos’ (Gobbi & Carvalho, 2021; adaptado de Moraes & Kairalla, 2010).
Resultados
Os resultados indicaram que a maioria dos participantes (53,9%) desconhece a definição para CP, em contrapartida 46,1% referiram conhecer. Destes, apenas 3,4% definiram CP corretamente. Nesse estudo, 88,6% dos alunos reconhecem que há diferença entre cuidados paliativos e terminalidade da vida, além de saber o momento adequado de inserir os CP. Quanto ao grau de importância, 99,2% dos participantes afirmaram que é relevante discutir o tema CP na graduação.
Conclusão/Considerações finais
Mesmo diante das dificuldades observadas no estudo, ressalta-se que os próprios alunos reconhecem a necessidade de conhecer e compreender o CP na graduação, para desenvolver competências e habilidades no cuidado dos pacientes de forma humanizada, visto ao crescente aumento populacional de idosos e da prevalência de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis.
Referências:
DE SOUSA, Milena Nunes Alves; RORIZ, Maria Isabel Rocha Couto. Avaliação do conhecimento de estudantes de medicina sobre dor em cuidados paliativos. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 3525-3536, 2021.
PINELI, Paula Pereira et al. Cuidado paliativo e diretrizes curriculares: inclusão necessária. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 540-546, 2016.
Palavras Chave
Educação Médica; Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos: Conhecimento
Área
Outras áreas
Autores
CRYSTAL DALMASO GOBBI, ANA EMILIA VITA CARVALHO