X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS COM PACIENTES ONCOLOGICOS LGBTQIAP+: NUANCES DA ASSISTENCIA PSICOLOGICA.

Introdução

Os Cuidados Paliativos (CP) se caracterizam como uma abordagem fundamentada em princípios e de promoção de qualidade de vida em cenários de adoecimentos que ameaçam a continuidade de vida. Dentro da área da saúde, os CP não são exceção quando o assunto é a dificuldade de acesso e práticas voltadas à população LGBTQIAP+. Padilha, Crenitte e Lopes Junior (2021) evidenciam em seu estudo os processos de vulnerabilidades vivenciados por essa população e que prejudicam a prevenção, o diagnóstico e a assistência em processos de saúde, em especial nos acometimentos crônicos.

Objetivo e Método

Dessa forma, o presente disserto é fruto do Trabalho de Conclusão de uma residência multiprofissional com ênfase em Cancerologia. Tal pesquisa se voltou para as nuances da assistência psicológica oferecida a esses pacientes durante o trato oncológico e teve como metodologia o Relato de Experiência e a Análise de Conteúdo.

Resultados

Os resultados levantados na pesquisa se dividiram em duas categorias: 1) as homofobias sofridas por essa população nos moldes institucionais, assistenciais e internalizadas; e 2) a experiência da solidão durante o tratamento oncológico. Destrinchando-as brevemente, observou-se que a homofobia em suas diversas configurações atravessam diretamente a vivência dos pacientes oncológicos, ocasionando por vezes desistência da continuidade do cuidado e/ou supressão de suas sexualidades sob receio de sofrerem violências e discriminações. Além disso, foi comum na vivência dessa população um percurso solitário (sem suporte familiar) e por vezes com parcerias intituladas com outros parentescos (amigo(a), primo(a), etc.) a fim de evitarem expor relações homoafetivas.

Conclusão/Considerações finais

Diante disso, percebe-se a necessidade de propostas educacionais que visem uma inclusão da sexualidade como aspecto importante a ser trabalhado nos CP, objetivando uma melhor capacitação dos profissionais com foco no reconhecimento integral do paciente. Por fim, conclui-se que a comunidade LGBTQIAP+ ainda sofre um processo de invisibilização dentro das práticas em saúde, não sendo reconhecida em suas singularidades. Se faz cada vez mais emergente uma assistência paliativa que compreenda tal população como digna de um cuidado de qualidade e em virtude de suas diferenças.

PADILHA, W. A. R.; CRENITTE, M. R. F.; LOPES JUNIOR, A. Prevenção e cuidados das doenças crônicas. In: CIASCA, S. V.; HERCOWITZ, A.; Lopes Junior, A. (Org.). Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar. Santana de Parnaíba: Manole, 2021. p. 966-992.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Sexualidade; LGBTQIAP+

Área

Populações

Autores

RODRIGO LIMA BANDEIRA, NATACHA ERIKA COSTA FRAGA, GLENDHA MOREIRA DE LIMA