Dados do Trabalho
Título
QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAUDE E CAQUEXIA EM PACIENTES COM CANCER EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Nas últimas décadas vem se observado o aumento da prevalência do câncer e envelhecimento populacional no Brasil, associado a uma crescente demanda para os cuidados paliativos (CP), que objetiva proporcionar melhora na qualidade de vida de pacientes com doenças ameaçadoras da vida e de seus familiares. Observa-se na literatura, porém, uma escassez de estudos que relacionam diferentes aspectos nutricionais com Qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pacientes com câncer avançado em CP.
Objetivo e Método
Comparar a QVRS e o estado nutricional entre os pacientes com e sem caquexia com câncer avançado em CP. Trata-se de um estudo transversal realizado em um ambulatório de cuidados paliativos. Foram coletadas variáveis clínicas em prontuário, realizada avaliação nutricional (peso atual e peso há 6 meses, estatura, IMC e %perda de peso), avaliação funcional (Palliative Performance Scale - PPS) e aplicação de questionário do QVRS (EORTC QLQ-C15-PAL), no período de outubro de 2023 a abril de 2024. Foram incluídos no estudo pacientes com câncer avançado, idade ≥ 20 anos e PPS ≥ 70. Através dos dados coletados, os pacientes foram classificados com ou sem caquexia, segundo WIEGERT et al. (2021) e as variáveis comparadas através do Teste de Mann-Whitney U.
Resultados
Foram avaliados 72 pacientes com média de idade de 66 ± 13,2 anos, 61% do sexo masculino e 33,3% com câncer de pulmão. Quanto ao IMC, 34,7% apresentavam magreza, 34,7% eutrofia e 30,5% sobrepeso ou obesidade. Contudo 48,6% perderam peso (11% ± 11,2 em 6 meses) e 43,1% apresentaram caquexia. Foi encontrada uma qualidade de vida global média de 75,9 ± 18,5%, função física de 84,1 ± 19% e função emocional de 80,8 ± 27,6%. Ao comparar os pacientes sem e com caquexia, não houve diferença entre as funções, mas houve diferença nos sintomas de fadiga (15,4 ± 24 vs 34,9 ± 36,4; p = 0,008) e constipação (13 ± 26,7 vs 31,2 ± 42,1; p = 0,029), respectivamente.
Conclusão/Considerações finais
Houve um alto percentual de perda de peso e caquexia na população estudada. Além disso, os pacientes com caquexia apresentaram maior fadiga e pior constipação intestinal.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; estado nutricional; Qualidade de Vida
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
DÉBORA FRAUCHES NUNES, LARA IBAGY GONÇALVES, MARIA CLARA CASAL FERNANDES, PATRÍCIA NASCIMENTO ANDRADE, ANDREA AUGUSTA CASTRO, RENATA BRUM MARTUCCI