X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇAO DE UM PROJETO DE MONITORIZAÇAO TELEFONICA EM CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

A educação dialógica incentiva a autonomia do cuidado em saúde e a participação do indivíduo no controle e fiscalização do serviço de saúde. O monitoramento telefônico tem sido utilizado por enfermeiros como estratégia para o processo educativo, para a identificação de sinais de descompensação de doenças crônicas e orientação à procura de atendimento médico. As orientações fornecidas via telefone para os pacientes fazem parte das estratégias de educação em enfermagem e são efetivos na promoção de saúde, com consequente melhora do conhecimento e autocuidado (Oliveira, et al., 2017).

Objetivo e Método

Objetivo: Definir, desenhar e implantar o fluxo de monitorização telefônica da equipe de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) de pacientes em acompanhamento com equipe de Cuidados Paliativos (CP), guiando-se por preceitos técnicos, éticos e legais e baseado nos princípios dos CP. Visando a padronização e facilitação do acompanhamento e navegação do paciente que se encontra inserido no Programa de Cuidados Paliativos (PCP) dentro de uma operadora de saúde.
Método: Trata-se de um estudo do tipo observacional, de natureza quali-quantitativa. O método aqui apresentado deriva da análise da experiência em andamento a nível nacional, como pesquisa-ação, em que há estreita relação entre pesquisadores e pessoas da situação investigada, do tipo participativo.

Resultados

O protocolo foi implantado em junho de 2024 em 20 estados do Brasil, os pacientes foram monitorizados por 10 profissionais de enfermagem, sendo 5 enfermeiras e 5 auxiliares de enfermagem, que foram treinadas e capacitadas para a realização correta da monitorização em CP, dentro dos parâmetros exigidos. Foram atendidos um total de 1.672 pacientes ativos no PCP e realizadas até o momento 2.992 monitorizações telefônicas.
Com a implantação do protocolo de monitorização em CP, observou-se melhora na educação, no acesso ao diagnóstico e tratamento precoce de causas agudas, na fidelização do paciente ao nosso programa, maior controle de sintomas, aumento de 12% para 31% de óbitos domiciliares dentro do programa e de satisfação do paciente/familiar para 97%.

Conclusão/Considerações finais

A construção e implantação do protocolo de monitoramento em CP trouxe muitos benefícios no acompanhamento dos pacientes, como prevenção de agravos e internações, identificação e manejo precoces de intercorrências agudas e fase final de vida, maior capacitação e orientação dos pacientes e familiares, e em consequência aumento do óbito domiciliar e satisfação do paciente.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Monitorização telefônica; Crônicos Complexos

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Hapvida Notredame Intermédica - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA MONTIBELER, MARIA HELENA LUZ MACHADO PEREIRA, SANDRO CESAR VIEIERA DA SILVA, TIAGO DA SILVA OLIVEIRA, RAFAELA DA SILVA FELIX, FABIANO EDUARDO ROSA