X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

O CUIDADO DA FAMILIA ENLUTADA NO CONTEXTO HOSPITALAR DE FIM DE VIDA - MANEJANDO DESPEDIDAS, RECORDAÇOES E CONDOLENCIAS

Introdução

O cuidado à família enlutada é previsto no escopo dos Cuidados Paliativos, compreendendo uma assistência direcionada ao alívio do sofrimento físico do paciente, mas também das dores sociais, psicológicos e espirituais que afligem não somente ele, mas toda a família, especialmente no período de fim de vida e pós morte. Assim, se faz relevante que os profissionais de saúde estejam atentos e empenhados na satisfação das necessidades familiares no contexto hospitalar de fim de vida. Uma das formas de contribuir com este cuidado consiste no manejo da despedida e na oferta de recordações para os familiares.

Objetivo e Método

Objetivo: Relatar experiências extensionistas de manejo da despedida e oferta de recordações à família de pacientes em contexto hospitalar de fim de vida. Método: Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa vivenciado pelo Agrupamento Multidisciplinar de Acolhimento (AMA), projeto extensionista da Universidade Federal da Bahia. O projeto tem como objetivo acolher familiares de pessoas em cuidados paliativos. Neste sentido, vem empreendendo no seu cotidiano de acompanhamento familiar o manejo de despedidas e também a oferta de recordações dos entes queridos em fim de vida.

Resultados

O grupo AMA realizou o manejo, convergente ao cuidado às famílias enlutadas, através de 04 ações baseadas em evidências (Boyle, 2019): oferta de foto das mãos do paciente com as mãos do familiar; envio de carta de condolências à família acompanhada durante o fim de vida do ente querido; produção dos digitais do pezinho de bebês críticos para recordação dos pais; e facilitação do processo de despedida dos filhos (crianças) para com o pai em fim de vida. Essas ações renderam feedbacks positivos dos familiares, validando o cuidado e carinho do grupo para com eles, além do apoio emocional e presença ativa durante e após a morte do familiar.

Conclusão/Considerações finais

O manejo da despedida familiar e a oferta de recordações do ente querido promoveram um cuidado diferenciado à família enlutada na direção de completar o processo de Cuidados Paliativos no fim de vida e após a morte, ainda incipientes no contexto hospitalar. Por outro lado, tais ações viabilizam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos acadêmicos, capacitando-os para uma futura prática profissional empática e humana em um momento tão delicado da vida.

Referências

BOYLE, Deborah A. Nursing Care at the End of Life. Clinical journal of oncology nursing, v. 23, n. 1, p. 13-17, 2019.

Palavras Chave

Assistência Terminal; Luto; Família

Área

Outras áreas

Instituições

IMS/CAT/UFBA - Bahia - Brasil

Autores

MATEUS VILARIM OLIVEIRA, CIND VITÓRIA SANTOS ARAÚJO, CAROLINA BAGANO CRUZ, CHRISNE SANTANA BIONDO, JULIANA XAVIER PINHEIRO DA CUNHA, EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES