Dados do Trabalho
Título
ATUAÇAO DO MEDICO NOS CUIDADOS PALIATIVOS DE PACIENTES ONCOLOGICOS TERMINAIS: UMA REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Introdução
Os cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e famílias enfrentando doenças graves e ameaçadoras à vida (OMS, 2017). Em casos de câncer de mau prognóstico, é crucial uma equipe multidisciplinar qualificada para fornecer cuidados dignos e eficazes. O médico, como parte da equipe, deve estar ativamente envolvido, garantindo os princípios fundamentais do cuidado paliativo ao enfermo e familiares.
Objetivo e Método
Revisar a literatura sobre práticas médicas nos cuidados paliativos de fim de vida para pacientes oncológicos terminais, analisando condutas comuns, a formação médica, e comportamentos eficazes para garantir um cuidado digno. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, com oito estudos publicados entre 2020 e 2024, a fim de entender as práticas médicas em cuidados paliativos diante do contexto citado. A pesquisa usou a estratégia PICo e a coleta de dados, realizada de maio a agosto de 2024, utilizou bases de dados como PubMed, SciELO e Scopus, além disso buscou artigos nos idiomas português e inglês que respondessem à pergunta sobre a atuação médica no fim de vida. Os critérios de inclusão foram artigos recentes e relevantes, enquanto foram excluídos aqueles que não atendiam aos requisitos e não estavam disponíveis gratuitamente. Após a seleção, os dados foram organizados e analisados com o software IRAMUTEQ para identificar padrões e conexões entre os textos (CAMARGO, 2013).
Resultados
Com base na análise artigos incluídos foi possível perceber que o profissional médico deve adotar uma postura ativa e assertiva diante do contexto examinado. Ações como comprometimento, empatia, boa comunicação, garantir alívio de sintomas físicos, emocionais e espirituais, gerenciamento no processo de tomadas de decisões, assim como manejo da dor têm de serem frequentes na assistência médica.
Conclusão/Considerações finais
Os estudos examinados fornecem informações que permitem uma reflexão acerca da atuação do médico no fornecimento de cuidados paliativos aos pacientes com câncer terminal, como também consente inferir que a prestação de cuidados não qualificados pode está associado a carência de disciplina que aborde o tema durante a graduação e que, portanto, limita a postura do médico no fornecimento adequado desse tipo de cuidado.
Referências
Referência: Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicol. 2013;21(2):513-8. http://dx.doi. org/10.9788/TP2013.2-16.
Palavras Chave
Palavras-chaves: Cuidados paliativos; Câncer terminal; Condutas médicas
Área
Modalidades de atendimento
Autores
LAURA SILVA BOMFIM, EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES