X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DA PRODUÇAO CIENTIFICA EM CUIDADOS PALIATIVOS (CP) NO BRASIL: UMA ANALISE BIBLIOMETRICA

Introdução

O campo dos cuidados paliativos (CP) tem ganhado crescente atenção mundo afora tanto no desenvolvimento de novos conhecimentos técnicos, quanto na difusão em hospitais e centros especializados (1). Essa abordagem, que visa proporcionar um melhor controle dos sintomas e maior qualidade de vida aos pacientes com doenças graves e ameaçadoras à vida, tem ganhado tração científica e expansão teórica nas últimas décadas (2). Considerando esse avanço, emerge uma questão fundamental: como está caracterizado e organizado o desenvolvimento científico dos CP no Brasil.

Objetivo e Método

Objetivo: investigar, descrever e analisar a construção do conhecimento científico sobre CP no Brasil. Método: Foi realizada uma análise bibliométrica, utilizando as principais bases de dados e repositórios de artigos científicos disponíveis. A busca foi conduzida na base de dados Scopus (Elsevier), reconhecida como uma das mais abrangentes. Foram utilizadas palavras-chave derivadas da literatura existente, com base em estudos prévios (3).Os dados obtidos foram tratados e analisados utilizando o software VOSviewer.

Resultados

Foram identificados 1.162 artigos publicados em periódicos acadêmicos até 2023, com uma tendência de crescimento a partir de 2013 e um ápice entre 2020 e 2022, muito relacionado ao contexto da pandemia de COVID-19. As publicações concentram-se majoritariamente na área médica (64%), seguidas pela enfermagem (21%), com contribuições menores das áreas de bioquímica, psicologia, neurociências e farmacologia. No que diz respeito às instituições, a USP lidera com 304 artigos, seguida pelo Instituto Nacional do Câncer e outras instituições de destaque como a UNIFESP, UFRJ, UFRS, Hospital do Câncer de Barretos, Hospital Sírio-Libanês e UNICAMP. Observa-se uma concentração geográfica das publicações nas regiões Sul e Sudeste, com um interesse crescente no Nordeste (Ceará, Paraíba e Bahia). As principais agências de fomento foram CAPES e CNPq, seguidas pela FAPESP, destacando-se o suporte significativo neste campo no Brasil. Tematicamente, a maioria dos estudos foca em CP aplicados a doenças oncológicas e saúde mental, com menor ênfase em metodologias específicas para cuidados pediátricos e controle da dor.

Conclusão/Considerações finais

Campo dos CP está em ascensão no Brasil, com crescente interesse acadêmico, porém ainda há espaço para expandir a discussão científica para outras regiões além do Sul e Sudeste, bem como para diversificar os temas abordados, incluindo outras doenças e abordagens paliativas além do câncer.

Referências

1. Zimmermann C, Riechelmann R, Krzyzanowska M, Rodin G, Tannock I. Effectiveness of Specialized Palliative Care. JAMA. 2008;299(14):1698.
2. Radbruch L, De Lima L, Knaul F, Wenk R, Ali Z, Bhatnaghar S, et al. Redefining Palliative Care—A New Consensus-Based Definition. J Pain Symptom Manage [Internet]. 2020;60(4):754–64. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.04.027
3. Abu-Odah H, Molassiotis A, Liu JYW. Global palliative care research (2002-2020): bibliometric review and mapping analysis. BMJ Support Palliat Care. 2022;12(4):376–87.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Análise Bibliométrica; Produção Científica no Brasil

Área

Outras áreas

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA CALLEGARI, JORGE INOCHEA PAREDES, JOYCE MORAES