Dados do Trabalho
Título
DESPRESCRIÇAO EM PACIENTES ONCOLOGICOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISAO INTEGRATIVA.
Introdução
Os pacientes oncológicos lidam com uma série de comorbidades e frequentemente enfrentam os efeitos adversos da polifarmácia, que podem representar riscos adicionais à saúde e a redução da qualidade de vida. Para muitos desses pacientes, os cuidados paliativos (CP) surgem como uma estratégia fundamental para maximizar o conforto e aliviar o sofrimento. Nesse contexto, a desprescrição se destaca por permitir a redução de medicamentos potencialmente desnecessários através de um planejamento meticuloso e uma avaliação minuciosa da condição clínica. Assim, ao mitigar os impactos negativos da polifarmácia, a desprescrição tem o potencial de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que estão em CP.
Objetivo e Método
Buscou-se identificar as evidências científicas acerca da desprescrição em pacientes oncológicos sob cuidados paliativos, sintetizando o conhecimento. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura que seguiu os passos: formulação da questão norteadora, seleção de artigos em bases de dados, elaboração de critérios de inclusão dos estudos, coleta e apresentação dos resultados. A pergunta de pesquisa escolhida foi: “Quais as evidências científicas acerca da desprescrição em pacientes oncológicos sob cuidados paliativos?”. Utilizando descritores dos Medical Subject Headings (MeSH) foram criadas equações de buscas nas bases de dados PubMed, Web of Science e Scopus. Foram adotados como critérios de inclusão a disponibilidade integral e gratuita do estudo e o recorte temporal de cinco anos.
Resultados
Foram identificados 692 artigos ao total, sendo 17 selecionados para leitura integral e 6 incluídos na revisão. A desprescrição é uma estratégia fundamental para assegurar maior conforto ao paciente oncológico sob CP, reduzindo efeitos adversos e aumentando a qualidade de vida. O envolvimento dos farmacêuticos nesse processo pode ajudar a mitigar as barreiras emocionais que podem surgir tanto em pacientes quanto em médicos, promovendo o diálogo e a simplificação do processo terapêutico. Essas descobertas podem ser usadas para criar ferramentas de desprescrição, garantindo a segurança e eficácia do tratamento, evitando a multifarmácia desnecessária. Com isso, conclui-se que há a necessidade de desprescrever medicamentos que não possuírem potencial benéfico.
Conclusão/Considerações finais
O estudo evidenciou o impacto benéfico da desprescrição na qualidade de vida de pacientes oncológicos sob CP e a necessidade de um equipe multiprofissional colaborativa nesse processo.
Referências
EVIN, A. et al.. DEprescribing: Perceptions of PAtients living with advanced cancer. A multicentre, prospective mixed observational study protocol. PLOS ONE 19(8): e0305737. 2024. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0305737.
Ko, M. et al.. Consultation-Based Deprescribing Service to Optimize Palliative Care for Terminal Cancer Patients. Journal of clinical medicine, 12(23), 7431. 2023. https://doi.org/10.3390/jcm12237431.
LIMA, V. M. Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes oncológicos em cuidados paliativos: estratégias para promover segurança e controle de sintomas na internação hospitalar. 2024. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Residência Multiprofissional em Oncologia) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2024.
Ramsdale, E. et al.. Emotional barriers and facilitators of deprescribing for older adults with cancer and polypharmacy: a qualitative study. Supportive care in cancer: official journal of the Multinational Association of Supportive Care in Cancer, 31(12), 636. 2023. https://doi.org/10.1007/s00520-023-08084-9.
Loosen, S. H. et al.. Drug landscape in patients receiving general outpatient palliative care in Germany: results from a retrospective analysis of 10,464 patients. BMC palliative care, 22(1), 118. 2023. https://doi.org/10.1186/s12904-023-01231-3.
Palavras Chave
Desprescrições; Cuidados Paliativos; paciente oncológico
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Federal do Cariri - Ceará - Brasil
Autores
EMANUEL PONTES ARAÚJO DAMASCENO, CLARICE SARAIVA DE ALENCAR E SÁ, HIARLLY CAUÊ DE CARVALHO CORTEZ, LORENA SANTOS DE ARAÚJO, MARIA CLAÚDIA QUEIROZ DE CASTRO