X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PROJETO ESTRELINHA: PROGRAMA DE ACOLHIMENTO POS LUTO EM UMA INSTITUIÇAO DO INTERIOR DO ESTADO DE SP

Introdução

O luto dos familiares, principalmente dos pais, irmãos e familiares que acompanharam todo o cuidado à criança é um processo doloroso. O falecimento de uma criança gera comoção nos profissionais envolvidos e principalmente para as famílias que passam por um processo contínuo de luto, podendo ocorrer mudanças na estrutura familiar, depressão desses entes queridos, desesperança. O suporte ao luto é uma ação que faz parte do acolhimento, pois ainda que ele transcorra de forma pacífica e com todo suporte da equipe, há muito sofrimento e necessidade de adaptações a perda.

Objetivo e Método

Projeto Estrelinha é um evento idealizado para ser dedicado aos pais e familiares que estão passando pelo processo de luto após a perda de crianças e adolescentes tratados em uma Instituição no interior do Estado de São Paulo. Este projeto tem como objetivo oferecer apoio e suporte a essas famílias, proporcionando um espaço para compartilhar e oferecer auxílio para ressignificar o processo de luto vivenciado, permitindo que encontrem como referência os profissionais da Instituição nesse processo.

Resultados

O primeiro encontro ocorreu em 2023, foi escolhido pela equipe multidisciplinar envolvida o tema “ Árvore da Vida”. Estiveram presentes familiares de 12 pacientes que faleceram durante o tratamento oncológico no setor de Oncologia Pediátrica da Instituição. Eles participaram de roda de conversa, ouviram palestras sobre o tema escolhido , assistiram o conto do livro “ A Árvore das Lembranças” de forma lúdica e interativa e tiveram a oportunidade de ter as emoções acolhidas. Durante os intervalos foram oferecidos alimentos com significados afetivos e música ao vivo com o objetivo de harmonizar o ambiente. Ao final foram entregues sementes da árvore da vida como lembrança.

Conclusão/Considerações finais

O retorno pós o evento foi bastante positivo, os familiares relataram que tiveram oportunidade de expressar os sentimentos e sentiram-se acolhidos. O encontro tem programação de ocorrer anual, no mês de outubro. Alguns familiares que não foram no primeiro encontro por receio de entrarem em contato com as emoções e relembrarem momentos da perda ao terem contato com a equipe , após o relato positivo dos que estavam presentes, interessaram em participar do encontro que está sendo planejado para outubro desse ano.

Palavras Chave

oncologia pediátrica; Luto; acolhimento

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital Amaral Carvalho - São Paulo - Brasil

Autores

LARISSA BUENO POLIS MOREIRA, JOCYANE OLIVA GUERRA, SAMIRA ANSELMO NADALETO, EVELIZE CALLIS BRANDÃO ALMEIDA PRADO, ROGERIO FABRE