X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICOS DE TERAPIA OCUPACIONAL PARA AS ATIVIDADES DE VIDA DIARIA DE ADULTOS EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLOGICOS NO CONTEXTO HOSPITALAR: ESTUDO METODOLOGICO

Introdução

Pacientes em Cuidados Paliativos (CP) oncológicos enfrentam limitações significativas na participação nas Atividades de Vida Diária (AVD), tornando-os candidatos adequados para atendimento terapêutico ocupacional. No entanto, não há diagnósticos sistematizados para restrições nas AVD neste contexto específico.

Objetivo e Método

Desenvolver um conjunto de diagnósticos terapêuticos ocupacionais para restrições de participação nas AVD de adultos em CP oncológicos no ambiente hospitalar. Estudo metodológico de natureza quanti-qualitativa, dividido em três etapas: revisão da literatura, vinculação de itens de Interesse aos códigos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) seguindo as linking rules preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, e elaboração dos diagnósticos

Resultados

Foram estabelecidos 215 diagnósticos para 6 AVD: alimentação, higiene pessoal, vestir-se, banho, uso do vaso sanitário e mobilidade funcional. Esses diagnósticos foram organizados por tipo de atividade e componentes, abrangendo habilidades motoras, habilidades processuais, funções e estruturas do corpo, e barreiras contextuais. Foram elaborados 35 diagnósticos terapêuticos ocupacionais para as restrições de participação na alimentação, por exemplo. Os diagnósticos para habilidades motoras nesta atividade incluíram dificuldades em levar o alimento à boca e manipular talheres. Para habilidades processuais, identificaram-se limitações como “dificuldade em preparar o ambiente para a alimentação” e “dificuldade em coordenar a rotina diária para as refeições”. As deficiências nas funções e estruturas do corpo envolveram sistemas cardiovascular, digestivo, respiratório e hematológico. Entre os fatores pessoais, foi identificado o diagnóstico “sentir-se desprovido de dignidade”. Quanto aos fatores ambientais, os diagnósticos incluíram “disposição inadequada dos móveis” e “disposição inadequada dos utensílios”. A revisão da literatura não revelou restrições específicas para cuidados com equipamentos pessoais e atividades sexuais, impossibilitando diagnósticos nessas áreas. A CIF foi eficaz para fundamentar os diagnósticos de Terapia Ocupacional.

Conclusão/Considerações finais

Este estudo fortalece a linguagem e a redação técnica nos registros em prontuário, facilitando a comunicação entre terapeutas ocupacionais e com a equipe multiprofissional.

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF OCCUPATIONAL THERAPY. Occupational Therapy Practice Framework: Domain and Process—Fourth Edition. The American Journal of Occupational Therapy, v. 74, n. Supplement_2, p. 7412410010p1-7412410010p87, 31 ago.
2020.
FERREIRA, A. P. C.; FULY, P. DOS S. C.; NASCIMENTO, J. S. Intervenções terapêuticas ocupacionais para as Atividades de Vida Diária em Cuidados Paliativos oncológicos: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, p. e12212139497, 4 jan. 2023.
Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39497

Palavras Chave

Atividades Cotidianas; Terapia Ocupacional; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Autores

ANA PAULA CORREA FERREIRA, JANAIBA SANTOS NASCIMENTO, PATRICIA CLARO FULY