Dados do Trabalho
Título
A RELEVANCIA DA COMUNICAÇAO DIGITAL EM SAUDE NA DESMISTIFICAÇAO DOS CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
A Comunicação Digital tem transformado a maneira como a informação é compartilhada e assimilada, especialmente no campo da saúde. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), surgiram novos ambientes educativos que possibilitam a aprendizagem em contextos variados, além dos tradicionais espaços escolares e profissionais. No âmbito dos cuidados paliativos, as TICs são fundamentais para desfazer mitos e promover uma compreensão mais precisa sobre o tema.
Objetivo e Método
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos extensionistas em relação às produções científicas comunicativas já elaboradas e divulgadas nas redes sociais do Projeto de Extensão. A intenção é explorar como a comunicação pode aprofundar o entendimento sobre cuidados paliativos e integrá-los nas discussões cotidianas sobre saúde. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos que compõem a comunicação do projeto de extensão universitária intitulado “Comunidade Compassiva”. Com base em pesquisas bibliográficas e observações das equipes interdisciplinares, são produzidas postagens nas plataformas de design gráfico "Canva" e de vídeo "Capcut". Os conteúdos são revisados pelas coordenadoras e disponibilizados nas redes sociais para o público-alvo: sociedade civil, sobretudo voluntários locais, profissionais, familiares, pacientes e apoiadores do projeto.
Resultados
As produções foram elaboradas em formatos de vídeos curtos e imagens, utilizando criatividade e técnicas de comunicação. Nesse contexto, os acadêmicos identificaram lacunas e conceitos equivocados sobre cuidados paliativos nas comunidades atendidas. Sendo assim, foram explorados diversos temas relacionados aos CP, com ênfase em: definição e objetivos; mitos e equívocos sobre o tema; e critérios de elegibilidade, entre outros. E através dos materiais produzidos que são disponibilizados no Instagram e Youtube, atualmente, já foram alcançados mais de 18 mil seguidores, o que para os alunos representa um grande avanço da comunicação digital em saúde.
Conclusão/Considerações finais
Sob a perspectiva dos acadêmicos, o uso de vídeos e imagens não só facilita a compreensão do tema, mas também promove uma maior aceitação e discussão sobre os cuidados paliativos pelo público em geral. Esta experiência não apenas contribui para a formação dos alunos em assistência e educação em saúde, mas também reforça o papel das TICs na promoção da saúde.
Referências
CRUZ, Daniela Imolesi et al. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cadernos da FUCAMP, v. 10, n. 13, 2011.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; comunicação em saúde; Comunidades Compassivas
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
MATEUS MONTEIRO BARBOSA, ISABELLE ARAUJO ROSA, JANAÍNA SANTOS NASCIMENTO, LIANA AMORIM CORRÊA TROTTE, RAFAELA DA MOTA DOMINGUES, THAYNÁ MOURA DE OLIVEIRA