X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ENCONTRO “MAE DE ANJOS”: ESTRATEGIA DE APOIO AOS FAMILIARES ENLUTADOS EM UM SERVIÇO DE ONCOLOGIA PEDIATRICA

Apresentação do caso

O modelo ideal de cuidados paliativos preconiza, após o óbito do paciente, o cuidado com a elaboração do luto dos familiares. Este relato de caso apresenta uma ação realizada por um programa de cuidados paliativos pediátricos (PCPP) junto a familiares dos pacientes assistidos em um hospital público de oncologia pediátrica em parceria com uma organização não governamental.

Discussão

A vivência do pós-óbito dos filhos, mostrou-se para o PCPP, uma etapa em que os pais, em função do elo com a equipe, mantinham contatos frequentes por telefonemas ou mensagens, apresentando demandas relativas ao atravessamento do luto. A resposta do PCPP foi organizar um encontro, em 2019, em um jardim amplo de uma universidade, distante do hospital, respeitando-se a provável dificuldade dos familiares em retornarem ao ambiente hospitalar. A estratégia não logrou êxito e, doravante, foi feita sondagem com eles sobre a proposta do encontro se realizar em espaço de reunião do hospital onde os filhos eram assistidos. Assim, os “Encontros Mães de Anjos” ocorrem uma vez por ano; em um sábado pela manhã e têm participação de cerca de oito (8) membros do PCPP.  As etapas preparativas são: levantamento dos dados de pais enlutados; convite por telefone por um membro do PCPP, divulgação nas mídias sociais e abertura de um canal de comunicação sobre dúvidas. A programação tem se aprimorado e conta com: acolhimento por membros do PCPP, apresentação musical e/ou artística-teatral; lanche; explanação sobre perdas e possibilidades de superação por convidados do campo psicológico e espiritual de caráter ecumênico; homenagem aos familiares; fala dos participantes e diálogo; entrega de lembrancinhas e/ou ato de homenagem aos filhos. Com os encontros já realizados, percebe-se, gradativamente maior adesão e avaliação positiva da programação por parte dos pais e familiares, sendo um momento de expressão sobre o luto e diálogo com os membros do PCPP, uma das etapas mais significativas e mobilizadoras de sentimentos. Os encontros realizados em 2020, 2022 e 2023, contaram com 15, 35 e 50 participantes, respectivamente.

Considerações finais

O cuidado com o luto dos familiares é desafiador e delicado, dada a sensibilidade do fenômeno e a dispersão deles do contato presencial com a equipe. No caso em tela, a dúvida sobre a dificuldade dos pais em retornar ao ambiente hospitalar não se confirmou, notando-se que o vínculo é um elemento potente para a realização dos encontros e para seus resultados terapêuticos.

Palavras Chave

Câncer em Crianças; Cuidados Paliativos; Luto

Área

Outras áreas

Instituições

Associação Peter Pan - Ceará - Brasil

Autores

ANICE HOLANDA NUNES MAIA, SANDRA REGINA AIRES CÂMARA SALGADO, DEBORAH HOLANDA DE SOUZA, LIVIA DA SILVA SOUSA, BRUNA CUNHA DE ALCÂNTARA MATOS, MARIANA LOPES VERAS