X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

SPICT COMO FERRAMENTA DE TRIAGEM DE NECESSIDADES PALIATIVAS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE

Introdução

SPICT (Supportive and Palliative Care Indicators Tool) é uma ferramenta de triagem que identifica pacientes com necessidades em cuidados paliativos.Consiste em duas etapas, a primeira com indicadores gerais de piora da saúde; enquanto a segunda avalia indicadores clínicos específicos relacionados a insuficiências orgânicas ou neoplasias. A ferramenta pode ser usada por toda equipe multiprofissional para predizer pacientes que necessitam de cuidados paliativos e que poderiam se beneficiar de uma avaliação especializada.

Objetivo e Método

Relatar a experiência da realização de um teste piloto da aplicação da escala SPICT em uma enfermaria clínica de um hospital quaternário. Método: Aplicou-se a primeira parte da escala SPICT com as questões: internações hospitalares não programadas (mais de 1 internação no último ano); capacidade funcional ruim ou em declínio; dependência para cuidados pessoais; perda de peso significativa (> 10% do habitual) nos últimos 3-6 meses e/ou baixo IMC (< 18,5kg/m²); sintomas persistentes apesar do tratamento; solicitação de cuidados paliativos pela pessoa ou família. A aplicação foi comparada entre dois investigadores, considerando-se a escala positiva quando dois ou mais itens eram positivos.

Resultados

Foram analisados 82 prontuários, dos quais 18 apresentaram resultados discordantes e 64 concordantes. Dentre os 64 resultados concordantes, 53 foram considerados positivos para a escala SPICT. Ao avaliar esses 53 casos positivos, 11,3% apresentaram todos os critérios concordantes, enquanto 88,7% tiveram pelo menos um critério discordante. Os critérios com maior discordância foram internações não programadas e sintomas persistentes, ambos com 32% de discordância. Perda de peso e dependência apresentaram 26,4% de discordância, enquanto capacidade funcional e solicitação por cuidados paliativos tiveram 11,3% e 9,4% de discordância, respectivamente.

Conclusão/Considerações finais

Observa-se a crescente necessidade da abordagem em cuidados paliativos, dado que foi observada a positividade na escala de triagem em 64% dos pacientes avaliados. A discordância nos critérios sugere a necessidade de treinamento adicional para as equipes no uso da ferramenta SPICT. Ademais, o uso de ferramentas objetivas é crucial para avaliar a demanda e facilitar o acesso aos cuidados paliativos. Estudos futuros são necessários para melhorar a eficácia dessas ferramentas e a identificação precoce da necessidade de abordagem paliativa.

Referências

SPICT-BR™ BRAZIL. Disponível em: https://www.spict.org.uk/the-spict/spict-br

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Triagem; SPICT

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

RAQUEL PRADO THOMAZ, LUIZA BOLSONI, ROSANA DA SILVA FRAGA, LUCIANA RAMOS CORREA PINTO, TAIANE DIAS BARREIRO, JULIANA PETRI TAVARES