Dados do Trabalho
Título
ADAPTAÇAO TRANSCULTURAL DE INSTRUMENTOS E ESCALAS EM SAUDE NA PERSPECTIVA DOS CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISAO NARRATIVA DE LITERATURA
Introdução
Introdução: É notável que a utilização de escalas e instrumentos no campo da saúde tem aumentado nos últimos tempos e assim, quando já se tem uma tecnologia que compreenda as necessidades assistenciais percebidas, realizar uma adaptação transcultural (ATC) é a forma adequada para que se possa incorporar um instrumento ou escala ao contexto local. Nos cuidados Paliativos (CP), a implementação de instrumentos/escalas é necessária uma vez que colabora com o reconhecimento da demanda, direcionamento da conduta e planejamento do cuidado, possibilitando que se preste uma assistência interprofissional e multidimensional como é preconizado.
Objetivo e Método
Objetivo: descrever as tendências das dissertações e teses sobre o processo de adaptação transcultural de instrumentos e escalas em saúde e sua utilização na perspectiva dos cuidados paliativos. Método: trata-se de revisão narrativa de literatura, realizada em junho de 2024 no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Utilizou-se como estratégia de busca avançada: “cuidados paliativos” AND “tradução” OR “estudo de validação”. Para tanto, não foi considerado recorte temporal. A busca totalizou 88 estudos e, após aplicados critérios de exclusão, configurou-se um corpus de 12 estudos.
Resultados
Resultados: No que refere ao reconhecimento dos instrumentos e escalas como estratégia de melhora da prática clínica na abordagem paliativa, a produção se volta para tecnologias de avaliação da qualidade de vida, avaliação dos sinais e sintomas, particularidades diagnósticas e integralidade das pessoas. Quanto ao processo metodológico, é percebida que há recorrência da utilização do método desenvolvido por Beaton, mas que a versão universalista, proposta por Herdman, apesar de não ser a mais comumente utilizada, é considerada como a mais adequada, já que compreende equivalências para além da utilizada por outros referenciais (equivalência semântica), mas também a equivalência de itens, conceitual, operacional, de mensuração e funcional.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: tem-se a necessidade da ATC, para o cenário brasileiro, de instrumentos já desenvolvidos e validados à nível mundial, a fim de que se oferte de fato o cuidado paliativo, dentro do seu conceito e preconizações, a aqueles que necessitam. Ademais, entende-se que a utilização da proposta universalista é a metodologia mais robusta e adequada para a realização de uma ATC qualificada.
Referências
(Herdman, 1998; Beaton et al, 2000)
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Inquéritos e questionários; Enfermagem
Área
Outras áreas
Autores
FERNANDA ILHA PEDROSO, SILVANA BASTOS COGO, ETIANE OLIVEIRA FREITAS