Dados do Trabalho
Título
MONITORIA ACADÊMICA EM CUIDADOS PALIATIVOS NA GRADUAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução
O programa de monitoria acadêmica é uma atividade que abrange os discentes, professores a fim de aprimorar o conhecimento da disciplina. Os cuidados paliativos foram inseridos dentro da faculdade de medicina como disciplina obrigatória desde 2022, com a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). A monitoria de cuidados paliativos desempenha um papel crucial na formação acadêmica e profissional, permitindo que os estudantes reforcem seus conhecimentos teóricos e os apliquem na prática.
Objetivo e Método
O objetivo desse estudo foi relatar a experiência da discente na monitoria em Cuidados Paliativos em uma Instituição de ensino privada no curso de medicina. Abordar acerca dos desafios e contribuições vivenciadas durante a realização das atividades de monitoria acadêmica. O presente estudo consiste em um relato de experiência de uma monitoria de cuidados paliativos, de caráter descritivo.
Resultados
Foram realizadas aulas expositivas de manejo da dor no paciente em finitude, utilização de protocolos em assistência paliativa, uso de fármacos no tratamento de dor crônica, das quais foram aplicadas pós testes utilizando ferramentas de aprendizagem na sala, para fixação de conteúdo. Essas ferramentas tornam o aprendizado mais interativo entre os estudantes de medicina, ajuda os professores a verificarem as necessidades dos alunos, e permite ao monitor um maior engajamento durante seu processo de monitoria. No entanto, o uso de ferramentas como ‘Socrative’ e ‘Kahoot’ em sala de aula pode enfrentar alguns desafios, como: resistência à tecnologia por parte dos alunos, e necessidade de treinamento adequado para sua utilização eficaz. Além disso, foram desenvolvidas simulações em que os estudantes podem se deparar na vida profissional, com casos de pacientes com diversas comorbidades e sem tratamento curativo. Essas simulações, proporcionam prática em um ambiente controlado, permitindo que os alunos se preparem para enfrentar discussões desafiadoras sobre prognóstico e opções de tratamento, porém não refletem a alta complexidade de situações na vida real.
Conclusão/Considerações finais
A monitoria de cuidados paliativos é de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como empatia, trabalho em equipe, essenciais para a prática médica. Serve como modelo para outros estudantes melhorarem seu desempenho acadêmico e preparar-se para as responsabilidades da vida profissional, resolução de problemas, gestão de tempo e abordagem de questões complexas.
Referências
SOUZA, JPN DE; OLIVEIRA, S. DE. Monitoria acadêmica: uma formação docente para discentes. Revista brasileira de educação médica , v. 47, n. 4, 2023.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Tutoria; Graduação Médica
Área
Outras áreas
Autores
ISABEL REBECCA MELO ALBINO