X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A MANIFESTAÇÃO DO LUTO OCUPACIONAL EM MULHERES IDOSAS COM DOENÇAS PULMONARES: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM CUIDADOS PALIATIVOS

Apresentação do caso

Este estudo, aprovado pelo CEP, analisa as perspectivas de cinco mulheres idosas internadas na enfermaria de pneumologia sobre o impacto do luto ocupacional em seu cotidiano e desempenho ocupacional. As participantes tinham idades médias de 70,4 anos e um tempo médio de internação de 12 dias, com PPS entre 40% e 60%. As narrativas revelam como as doenças pulmonares causam sintomas progressivos e persistentes, como tosse, fadiga, ansiedade, depressão e dispneia. Com a progressão da doença, esses sintomas se tornam cada vez mais incapacitantes e podem exigir o uso de oxigênio suplementar, como aconteceu com duas das entrevistadas. As mudanças resultantes do adoecimento e da hospitalização incluíram privações ocupacionais, perda de autonomia e dependência nas atividades diárias, como AVD, AIVD, lazer, participação social, dentre outras. O luto ocupacional foi associado com tais alterações no desempenho ocupacional e no cotidiano e envolveu reações emocionais, sociais, espirituais, comportamentais, psicológicas e ocupacionais. Observou-se que a identificação das perdas ocupacionais se intensificou conforme a perda de funcionalidade se agravava devido às condições respiratórias. As atividades relacionadas à AVD, como autocuidado e higiene, foram particularmente afetadas por sintomas como fadiga e dispneia, causando sofrimento adicional. Antes disso, as atividades mais complexas, como lazer e participação social, já haviam sido impactadas.

Discussão

As participantes descreveram e evidenciaram elementos constitutivos do luto ocupacional, incluindo seus desencadeadores, etapas, formas de manifestação e fatores de risco. Ademais, o luto ocupacional se manifestou de maneira singular para cada participante, refletindo a diversidade de experiências e reações individuais. As mulheres idosas que passam pelo processo de luto ocupacional podem ter seu envolvimento ocupacional alterado, perdendo o prazer, a motivação e o interesse em se manter em determinadas ocupações, causando um processo de isolamento e afastamento social.






Considerações finais

As experiências das participantes revelaram um processo complexo, marcado por incertezas e pela busca de novas formas de ressignificação diante das mudanças ocasionadas pelo adoecimento e hospitalização. Nesse contexto, os resultados ressaltam a importância de identificar o luto ocupacional no contexto dos cuidados paliativos, com o suporte de terapeutas ocupacionais, para melhorar o gerenciamento das perdas ocupacionais e a qualidade de vida das pacientes.

Palavras Chave

Atividades Cotidianas; Luto ocupacional; Cuidados Paliativos

Área

Modalidades de atendimento

Autores

CAROLINA PESTANA DE OLIVEIRA , JANAÍNA SANTOS NASCIMENTO, CAMILLA DA ROCHA GOMES, RACHEL DE SOUZA EUFLAUZINO