Dados do Trabalho
Título
MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E SEUS PERCALÇOS NA PRÁTICA DOS CUIDADOS PALIATIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Apresentação do caso
A Medicina de Família e Comunidade tem considerável importância no contexto dos Cuidados Paliativos, uma vez que a Atenção Primária tem como foco principal a assistência aos pacientes de forma integral. As visitas domiciliares feitas pela equipe multiprofissional proporcionam um conforto para aqueles que estão sob os cuidados e para as suas famílias, que têm a oportunidade de receber os atendimentos em casa, conferindo dignidade e atendendo o desejo de estarem em seus lares. O PROSAF (Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar) é um projeto multidisciplinar, composto por alunos da graduação. Neste projeto, os participantes têm a oportunidade de conhecer a prática dos cuidados paliativos e seus impactos no contexto da Medicina de Família e Comunidade.
Discussão
As equipes de saúde utilizam dos recursos possíveis para alcançar melhor seus pacientes e um destes é a visita domiciliar, que é a estratégia utilizada pelo grupo de estudantes do projeto multiprofissional PROSAF para o acompanhamento de parte dos pacientes em cuidados paliativos. Contudo, as dificuldades enfrentadas para a manutenção de um acompanhamento longitudinal são diversas. Entre elas incluem a disponibilidade para o agendamento de visitas periódicas, a pouca cooperatividade de cuidadores em seguir as orientações de visitas anteriores e a falta de recursos para uma melhor assistência dessas pessoas. Esses percalços, apesar de intrínsecos à assistência de saúde no país, são objetos de estudos e discussões pelos estudantes de graduação do projeto, que lançam mão de estratégias individualizadas para driblar as adversidades e garantir que seja entregue à comunidade o cuidado necessário.
Considerações finais
Em suma, a realização da prática de cuidados paliativos pelos estudantes, no âmbito da atenção primária, tem sido extremamente importante para os pacientes, que recebem esse cuidado de forma integral, além de promover o conhecimento para os aprendizes no que diz respeito à integração entre a Medicina de Família e Comunidade e Cuidados Paliativos, apesar dos percalços encontrados para a promoção do cuidado.
REFERÊNCIAS:
ARANOVICH, C.; KRIEGER, M. DA G. T. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática. Aletheia, v. 53, n. 2, p.38-50. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29327/226091.53.2-3. Acesso em: 19 de Agosto de 2024.
Palavras Chave
comunidade; graduação; adversidades
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
BEATRIZ BATISTA DE OLIVEIRA, MATEUS ALVES EVANGELISTA FEITOSA, ANA BEATRIZ DA CONCEIÇÃO, FLAVIA KAROLINE LIMA DE OLIVEIRA, MILENA SCUR WAGNER, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO