Dados do Trabalho
Título
USO DE NARRATIVAS NO ENSINO DA COMUNICAÇAO EM MEDICINA E O SURGIMENTO DE TEMAS EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
O uso de narrativas no ensino em saúde pode apoiar a consolidação do conhecimento, estimular habilidades metacognitivas e a elaboração de questões relativas ao sofrimento. Trata-se de uma estratégia educacional que visa a estimular a reflexão sobre a prática e o aprendizado, inclusive de temáticas relevantes aos Cuidados Paliativos1.
Objetivo e Método
Objetivo: Analisar o uso de narrativas na graduação em Medicina, tendo como ponto de partida o comando: “Faça um texto contando uma história sua, que você se sinta confortável de discutir”. Método: Trata-se de pesquisa qualitativa, com metodologia de análise de conteúdo2 de narrativas produzidas como parte de uma disciplina de Comunicação no ano letivo de 2021, lecionada no primeiro ano de Medicina de uma faculdade paulistana. Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), os textos foram incluídos para análise. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética (CAAE - 65073222.1.0000.5479).
Resultados
A amostra incluiu 48 narrativas. Chegou-se nas seguintes categorias finais: o decorrer da vida: fases e passagens significativas; arte e cultura: encontro e transformação; princípios do fazer médico: inquietude, atuação e propósito; traumas e conflitos: do sofrimento ao desenvolvimento; autoconhecimento e construção de si: subjetividade, criticidade e resiliência; consciência e alteridade social: competência e humildade cultural; o outro que nos compõe: vínculos, suporte social e aprendizado. Nas diversas categorias, encontraram-se excertos com temáticas representativas de elementos centrais dos Cuidados Paliativos, destacando-se o diagnóstico e a convivência com doenças ameaçadoras da vida, as emoções e sentimentos despertados pela morte em vários contextos, a vivência do envelhecimento, a importância da rede de apoio, entre outros.
Conclusão/Considerações finais
Considerando-se as referidas potencialidades do uso de narrativas no ensino, em particular no âmbito da comunicação em saúde, é relevante considerar seu uso no processo de ensino-aprendizagem em Cuidados Paliativos. Essa área de atuação é repleta de temáticas trazidas à tona pelos estudantes, conforme foi observado em nosso trabalho, que sequer tinha como demanda que fossem discutidos temas em Cuidados Paliativos, embora eles tenham aparecido com frequência.
Referências
1 Charon R. Narrative Medicine: A Model for Empathy, Reflection, Profession, and Trust. JAMA.2001;286(15):1897–1902. doi:10.1001/jama.286.15.1897
2 Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Palavras Chave
Educação Médica; Medicina Narrativa; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
KARINA JANOTI DOS SANTOS, VINÍCIUS FINISGUERRA VIANNA, MARIANA MORAIS CAMPOS DE CARVALHO, POLLYANA OLIVEIRA LIRA, DANIELLE BIVANCO-LIMA