Dados do Trabalho
Título
ANALISE BIBLIOMETRICA DA PRODUÇAO BRASILEIRA EM CUIDADOS PALIATIVOS: TENDENCIAS E OPORTUNIDADES
Introdução
Com o aumento da longevidade e das doenças crônicas no Brasil, a demanda por cuidados paliativos cresce rapidamente. Analisar a produção científica local ajuda a identificar dificuldades específicas e adaptar práticas internacionais à realidade brasileira. A bibliometria da literatura brasileira em cuidados paliativos é fundamental para compreender o desenvolvimento e as lacunas desse campo, assim como fornecer uma perspectiva global de toda a linha do tempo dessa produção.
Objetivo e Método
Analisar a produção científica brasileira em cuidados paliativos para compreender temas, colaborações, tendências e verificar o impacto da pandemia de COVID-19 nessa produção. A base de dados Web of Science Core Collection foi utilizada para identificação da literatura brasileira de cuidados paliativos, sem restrições temporais. Utilizou-se uma busca dos termos relevantes em título e palavras chaves, visando uma sensibilidade adequada. Uma análise bibliométrica foi realizada com os softwares Bibliometrix e VOSviewer.
Resultados
Foram identificados 981 artigos, publicados entre 1975 e 2024. Observou-se uma tendência de crescimento importante a partir de 2015, com crescimento exponencial em 2020. As categorias mais comuns foram Ciências de Serviços de Saúde, Enfermagem e Oncologia, em ordem decrescente. As palavras chave mais citadas foram: cancer, nursing, quality of life, spirituality e death, com variações importantes de frequência ao longo tempo. A partir de 2020, a COVID-19 se torna tema de parte considerável dos artigos. Com base nas referências citadas pelos artigos encontrados, foi identificada uma literatura-chave do tema, composta principalmente por publicações nas áreas de Clínica Médica e Oncologia, mas com contribuições importantes da Saúde Coletiva. A literatura-chave identificada foi majoritariamente produzida nos EUA, Canadá e Inglaterra. Análise da literatura citante revelou que os países que mais citam artigos nacionais em cuidados paliativos são EUA, Inglaterra, China e Canadá.
Conclusão/Considerações finais
Esse estudo foi o primeiro a avaliar a totalidade da literatura brasileira sobre cuidados paliativos. A partir de 2020, houve um crescimento significativo no número de publicações, com contribuições importantes relacionadas a pandemia de COVID-19. Análises das tendências temporais, colaborações e palavras-chave permitiram identificar tendências e oportunidades para o fortalecimento da produção científica nacional.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Brasil; Análise Bibliométrica
Área
Outras áreas
Instituições
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
DANIEL MENDONÇA DANTAS, LUKAS BLUMRICH, DANIEL NEVES FORTE