Dados do Trabalho
Título
EXPERIENCIA DE ESTAGIO EM CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL TERCIARIO DE REFERENCIA NACIONAL: RELATO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Introdução
Os cuidados paliativos (CP) emergem como uma abordagem essencial para o alívio do sofrimento de pacientes com doenças que ameacem a continuidade da vida, oferecendo suporte integral aos pacientes e seus familiares em qualquer fase da doença e independentemente da necessidade de tratamentos curativos. No Brasil, a crescente demanda por CP tem impulsionado a expansão de serviços especializados e levou o MEC a instituir diretrizes para o ensino de CP nos cursos de medicina, por meio de alteração da Resolução CNE/CES nº 3, de 03 de Novembro de 2022. Nesse contexto, a incorporação de vivências em CP desde a graduação têm um papel essencial para o desenvolvimento de habilidades fundamentais na prática médica.
Objetivo e Método
Descrever experiência vivenciada por estudantes de medicina no programa de cuidados paliativos em um hospital terciário de referência nacional.
Este relato descreve um estágio observacional realizado por duas estudantes de medicina, cursando o 7º semestre, em uma unidade de CP de um hospital terciário de referência nacional situado em Brasília. Durante uma semana, no início do mês de julho de 2024, as estudantes acompanharam médicos da equipe de CP, totalizando 30 horas de observação prática.
Resultados
Durante o estágio, observou-se que a intervenção da equipe de CP é realizada de maneira individualizada, oferecendo um suporte integral aos pacientes e seus familiares, o que melhora a qualidade de vida e alivia o sofrimento associado às doenças. O cuidado foi fundamentado na combinação do conhecimento técnico-científico com uma abordagem humanizada, abrangendo o manejo dos sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais. A vivência proporcionou a ampliação dos conhecimentos sobre manejo da dor e a aplicação prática de técnicas de comunicação empática e efetiva, que favorecem um melhor entendimento do quadro e uma relação de qualidade entre a equipe, o paciente e sua família. Além disso, ocorreram reuniões multidisciplinares, nas quais era discutido as melhores condutas para cada caso, reforçando a importância da interdisciplinaridade nos CP. A experiência mostrou-se enriquecedora tanto pessoal quanto academicamente, reforçando a importância de uma abordagem holística e integrada.
Conclusão/Considerações finais
Vivências em CP são cruciais para a formação de médicos capazes de oferecer um suporte integral e humanizado. A experiência reiterou a importância da empatia, comunicação efetiva e interdisciplinaridade no cuidado dos pacientes.
Referências
D’ALESSANDRO, Maria Perez Soares (ed.); et al. Manual de Cuidados Paliativos. 2. ed. São Paulo: Hospital Sírio-Libanês; Ministério da Saúde, 2023. E-book. (Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar, 2021 - 2023, do PROADI-SUS). ISBN: 978-65-85051-58-3.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Educação Médica; Estágio
Área
Outras áreas
Autores
IVNA FELICE SILVA MATOS, NATHALIA CAMILLA MACIEL JENKINS, ERIKA RENATA NASCIMENTO CAVALCANTI DE OLIVEIRA