X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

BARROCAS COMPASSIVA: ACESSO AOS CUIDADOS PALIATIVOS E ATENÇAO DOMICILIAR EM MOSSORO/RN

Apresentação do caso

Esse trabalho tem como objetivo descrever a experiência de implementação de uma Comunidade Compassiva em uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. O projeto Barrocas Compassiva segue os conceitos da Organização Mundial de Saúde e tem como estrutura basilar as diretrizes da extensão universitária e a comunicação compassiva. O desenvolvimento do projeto de extensão envolve parceria entre instituições de saúde e de ensino superior da cidade, bem como o envolvimento de moradores que representam lideranças locais. Além disso, a Rede de Atenção à Saúde do território tem colaborado diretamente. Neste aspecto, profissionais de saúde e estudantes de diversas especialidades estão engajados de forma voluntária no fortalecimento de cuidados de saúde no território, o que tem tornado o projeto uma parte importante da rede de apoio.

Discussão

A experiência tem conseguido envolver relações e processos criativos que mobilizam conhecimentos e relacionamentos na busca de ampliar a cultura do cuidado em respeito à dignidade humana, ou seja, um trabalho em saúde que envolve a teoria, técnica e a educação humanizada na dimensão do cuidado integral que envolve a realização de visitas domiciliares, formação continuada com a equipe, líderes locais e residentes da região em torno de temas e técnicas sobre a comunicação compassiva e os cuidados paliativos. A formação do estudante quanto ao atendimento ao paciente elegível aos cuidados paliativos de base universitária, com vista a aproximá-los da saúde pública incentivando e ampliando a cultura do cuidado, vem contribuindo para desmistificar a ideia de que cuidados paliativos estão somente relacionados ao fim da vida em atenções secundária e terciária. A participação do projeto tem proporcionado a busca da compreensão da dinâmica das relações vivenciadas nos limites do campo observado, rompendo a tradição da educação formal ocorrida somente em sala de aula (teoria).

Considerações finais

A vivência (prática) e o contato com diferentes experiências sensíveis representaram uma contribuição significativa para a humanização do sujeito na constituição teórico-prática de novos olhares sobre a realidade polifacetada que o rodeia. Além disso, a interação entre estudantes, docentes, profissionais da equipe de saúde e com as pessoas da comunidade estão favorecendo o desenvolvimento da autonomia, solidariedade, flexibilidade, capacidade de lidar com incertezas e sofrimento do outro, trabalho em equipe e articulação dos conceitos trabalhados em cuidados paliativos.

Palavras Chave

adoecimento; comunidade compassiva; Dor total

Área

Populações

Autores

RAÍSSA SOARES PINTO FALCÃO, JEAN FREDERICO FALCÃO CARMO, GEISON MOREIRA FREIRE, MARCIANA BIZERRA MORAIS