Dados do Trabalho
Título
CRIAÇAO DA DISCIPLINA DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Introdução
Os cuidados paliativos (CP) focam na qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 56,8 milhões de pessoas necessitam de CP e que 14% dessas pessoas recebem esse recurso(1).
Objetivo e Método
Objetivo:Criar a cadeira de CP como disciplina institucional, optativa inicialmente, possibilitando ao estudante de graduação do curso de medicina conhecimentos interdisciplinares e os aspectos bioéticos do cuidado(2,3). Através de avaliações multidimensionais; identificação e tratamento de sintomas físicos, psicológicos, espirituais e sociais de pacientes portadores de condições ameaçadoras à vida, bem como sua família e comunidade na qual está inserido.
Metodologia: Inserção de disciplina no calendário da graduação de medicina, com atividades desde a neonatologia até a geriatria, e carga horária de 45h, oferecendo 20 vagas. Aulas teóricas com metodologias ativas como a sala de aula invertida, estudo de caso, grupos de discussão, seminários, teatralização (role-play); além das aulas teóricas/expositivas e interativas, miniconferências; estudo dirigido, visita técnica a serviço de cuidados paliativos e trabalhos individuais e em grupo. Com cenários de prática em: enfermaria, ambulatório e sala de procedimentos, possibilitando contato com consultas, evoluções clínicas, conferências familiares, anúncio diagnóstico.
Resultados
Mesmo sendo uma disciplina optativa a procura foi superior a oferta, com solicitação de aumento do número de vagas. A assiduidade às aulas foi superior a 75%, e o interesse abrangeu pedidos de aulas extracurriculares, para poder participar mais ativamente da prática, como a solicitação para presenciar conferências familiares na pediatria. O maior desafio foi inserir os cenários de prática nos horários propostos da disciplina assim como comportar o número de alunos nos cenários. A ministração das aulas teóricas em binômio e trinômio multi e pluridisciplinares foi apreciada pelos alunos no contexto de abranger a essência dos CP.
Conclusão/Considerações finais
O ensino de CP traz contribuições à formação médica para além da aprendizagem do tema, reconhecido como essenciais na profissão, e na assertividade do manejo do sofrimento e do cuidado integral. A universidade atualmente se organiza para a inserção da disciplina como fundamental ao currículo de graduação médica.
Referências
1. Saúde. OM da. Palliative Care [Internet]. Genebra. 2020 [citado 11 de agosto de 2024]. Available at: https://www.who.int/fr/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care
2. Ribeiro JR, Poles K. Cuidados Paliativos: Prática dos Médicos da Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Educ Med. 2019;43(3):62–72.
3. Vattimo EF de Q, Belfiori EBR, Júnior JHZ, Santana VS. Cuidados Paliativos: da clínica a bioética [Internet]. COncília O. Vol. 1, Concília Ortona. São Paulo, SP; 2023. 582 p. Available at: http://link.springer.com/10.1007/978-3-319-59379-1%0Ahttp://dx.doi.org/10.1016/B978-0-12-420070-8.00002-7%0Ahttp://dx.doi.org/10.1016/j.ab.2015.03.024%0Ahttps://doi.org/10.1080/07352689.2018.1441103%0Ahttp://www.chile.bmw-motorrad.cl/sync/showroom/lam/es/
Palavras Chave
Ensino Médico; Cuidados Paliativo; Currículos Acadêmicos
Área
Outras áreas
Autores
ANA LEONOR ARIBALDO DE MEDEIROS, ANA LEONOR ARIBALDO DE MEDEIROS, ANDREIA FERREIRA NERY, ANDREIA FERREIRA NERY, SIMONE NÓBREGA TOMAZ MOREIRA, SIMONE NÓBREGA TOMAZ MOREIRA, GUSTAVO DA CUNHA LIMA FREIRE, GUSTAVO DA CUNHA LIMA FREIRE, ANNICK BEAUGRAND BEAUGRAND , ANNICK BEAUGRAND BEAUGRAND , LAÍS ABREU, LAIS ABREU BASTOS BENÉVOLO