Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS E A PROMOÇAO DE QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM DOENÇAS CRONICAS: REVISAO INTEGRATIVA
Introdução
Crianças com doenças crônicas podem sofrer várias limitações e, em casos mais graves, passam por longo período de hospitalização. Nesse cenário, os Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) atuam com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da criança e sua família durante o curso da doença (MACHADO et al., 2023).
Objetivo e Método
Discutir as repercussões dos Cuidados Paliativos durante a hospitalização de crianças com doenças crônicas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir da pergunta de pesquisa: “Quais repercussões dos Cuidados Paliativos na hospitalização de crianças com doenças crônicas?”, construída por meio da estratégia PICo. A busca foi realizada nas bases de dados Web Of Science e Scopus, entre maio e agosto de 2024, com os descritores: Children with Chronic Illnesses OR Children with Chronic Diseases OR Children with Chronic Conditions AND Effects of Palliative Care OR Effects of Palliative Surgery OR Effects of Palliative Therapy OR Effects of Palliative Treatment AND Hospitalization OR Hospitalizations. Inicialmente, foram encontrados 20 artigos, após leitura e avaliação foram selecionados 10 estudos realizados em contextos de Cuidados Paliativos, conforme critérios pré-estabelecidos.
Resultados
Dentre os achados, algumas categorias temáticas se sobressaíram: 1) contribuições dos CPP no tratamento crônico: observou-se que os CPP fornecem ajuda na tomada de decisões médicas e no planejamento antecipado de cuidados, garantindo internações mais curtas e tratamentos menos invasivos para a qualidade de vida de crianças com doenças crônicas; 2) efeitos dos CPP em crianças hospitalizadas: as crianças avaliaram a qualidade de vida de forma mais positiva, relatando o alívio da dor e sensação de bem-estar; 3) perspectivas da família: apesar da implementação dos CPP, os pais ainda se sentem despreparados para o fim de vida de seus filhos, sugerindo que essa preparação é simplista.
Conclusão/Considerações finais
Conclui-se que os paliativistas devem repensar a abordagem em torno da elaboração para o fim de vida de crianças com doenças crônicas, oferecendo o cuidado compassivo necessário para a construção de significado como a melhor forma de apoiar a preparação parental. Por fim, o envolvimento dos profissionais em cuidados paliativos e o planejamento antecipado de cuidados ainda fornecem apoio e permitem a qualidade de vida necessária para essas crianças.
Referências
MACHADO et al. Cuidados paliativos pediátricos. Campestre de Goiás, Goiás: Gráfica e Editora Aliança, 2023.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos Pediátricos; Qualidade de Vida; Doenças Crônicas
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
MILENA BARBOSA LEITE, EMÍLIA SOUZA RODRIGUES, FRANCISCO MIKAEL PAULINO DE OLIVEIRA, LIBINY EDWIRGES ARAÚJO DOS SANTOS, ISABEL REGIANE CARDOSO DO NASCIMENTO, ILVANA LIMA VERDE GOMES