Dados do Trabalho
Título
O LUTO NOS TEMPOS DA COVID-19: IMPACTOS PSICOEMOCIONAIS GERADOS EM PROFISSIONAIS DA SAUDE
Introdução
O contexto de atuação dos profissionais de saúde é permeado por experiências de perdas, morte e morrer, estresse, ansiedade e medo, que podem ou não trazer importantes impactos na vida psicológica desses profissionais. Logo, torna-se imprescindível cuidar da saúde mental desses sujeitos para prevenir ou diminuir o sofrimento psíquico e o aparecimento de manifestações psicopatológicas, assim como o luto complicado. No que se refere ao preparo emocional dos profissionais de saúde diante da morte, Costa e Lima (2005, citados por Faria & Figueiredo, 2017) asseguram que os profissionais têm conhecimentos limitados para trabalhar com a terminalidade da vida, sendo sua formação voltada para as ações técnicas e práticas e quase sem fundamentos sobre as necessidades reais do paciente e da família. A pandemia de Covid-19 afetou drasticamente o bem-estar socioemocional e físico de bilhões de pessoas em todo o mundo (Sohrabi et al., 2020; Singer, Spiegel & Papa, 2020) e lançou-nos a todos, em menor ou maior intensidade, a um processo de luto (ou lutos).
Objetivo e Método
Identificar as evidências de luto nos profissionais da linha de frente da pandemia
da Covid-19 das Unidades de Terapia Intensiva. A pesquisa é classificada como um estudo de caráter exploratório, que aborda o problema de forma qualitativa Bardin (2010) . Para a coleta de dados, foi aplicado on-line um formulário com perguntas abertas e fechadas, voltado para a obtenção de informações complementares e a compreensão do processo de luto vivenciado pelos profissionais.
Resultados
Tem-se, a priori, cinco categorias de análise: 1- Compreensão sobre Luto; 2- Reconhecendo seu processo de luto; 3- Lidando com o processo de finitude do paciente e o sofrimento da família; 4- Lidando com a própria finitude no cenário da pandemia; 5- Recursos de Enfrentamento diante da pandemia. Entendimento sobre o luto Nesta categoria, estão incluídas as questões relacionadas ao entendimento sobre o que é o luto.a) Luto como perda b) Luto como um sentimento e/ou emoção c) Luto como processo adaptativo/aceitação d) Luto como mudança ou momento. Reconhecendo seu processo de luto: Lidando com o processo de finitude do paciente e o sofrimento da família Lidando com a própria finitude no cenário da pandemia Recursos de enfrentamento diante da pandemia.
Conclusão/Considerações finais
Conclui-se que falar sobre a temática de perdas e lutos vivenciados por profissionais de saúde é de extrema relevância para o cuidado a saúde mental de quem cuida.
Referências
Arantes, A. C. Q. (2016). A Morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
Barbosa, D. J., Gomes, M. P., Souza, F. B. A, & Gomes, A. M. T. (2020). Fatores de estresse nos profissionais de enfermagem no combate à pandemia da Covid-19: Síntese de Evidências. Com. Ciências Saúde, 31 (1): 31-47.
34
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Baldissera, A., Bellini, L., Ferrer, A., Barreto, M., Coimbra, J., & Marcon, S. (2018). Perspectiva de profissionais de enfermagem sobre a morte na emergência. Revista de Enfermagem UFPE on-line, 12(5), 1317-1324
Bianco, A. C. L., & Costa-Moura, F. (2020). Covid-19: Luto, Morte e a Sustentação do Laço Social. Psicologia: Ciência e Profissão, 40.
Cardoso, S. H., Tobase, L., Rodrigues, R. T. F., & Peres, H. H. C. (2021). Escuta empática: estratégia de acolhimento aos profissionais de enfermagem no enfrentamento da pandemia por coronavírus. Rev. Bras. Enferm., 74 (suppl 1).
Coleman, J. S. (1958). Snowball sampling: Problems and techniques of chain referral sampling. Human Organization. v. 17, p. 28-56.
Crepaldi, M. A., Schmidt, B., Noal, D. D. S., Bolze, S. D. A., & Gabarra, L. M. (2020). Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37.
Palavras Chave
Luto; pandemia Covid-19; Profissionais De Saúde
Área
Outras áreas
Autores
ANA BEATRIZ MENDES LOBO, HILDEGARD MAGDALENA KRAUSE