Dados do Trabalho
Título
“PROJETO SALA DE ESPERA”: ACOLHIMENTO E AMBIENCIA EM UM AMBULATORIO DE CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO
Introdução
Introdução: O acolhimento é considerado uma tecnologia de reorganização dos serviços de saúde ao promover a humanização do atendimento. Permite que profissionais de saúde e pacientes/familiares tenham interações mais próximas, construindo relações de confiança e transparência. O “Projeto Sala de Espera” do Ambulatório de Cuidados Paliativos (CP) do Hospital Universitário foi uma iniciativa dos profissionais que compõem a Comissão Permanente Multidisciplinar de Cuidados Paliativos da instituição.
Objetivo e Método
Objetivo: relatar o “Projeto Sala de Espera” do Ambulatório de Cuidados Paliativos de um Hospital Universitário referência em alta complexidade no Estado do Piauí.
Método: relato de experiência do “Projeto Sala de Espera” do Ambulatório de CP de um Hospital Universitário. Serviço de referência pós-alta para pacientes em CP que tenham sido internados na instituição. Semanalmente, 02 profissionais da Comissão de CP ficavam responsáveis pela coordenação das atividades do Projeto. Na “Sala de Espera” realiza-se o acolhimento de pacientes/familiares em um espaço físico exclusivo com poltronas, mesas de apoio, música ambiente e frigobar. Em seguida, diversas tecnologias são ofertadas como: massagens relaxantes, terapias com óleos essenciais, escalda-pés, interação com jogos, além da oferta de algumas frutas e de chás quentes. Ao fim das ações, pacientes/familiares são conduzidos ao consultório médico para consulta ambulatorial de seguimento.
Resultados
Resultados: Pacientes e familiares do Ambulatório de Cuidados Paliativos convidados a participar surpreenderam-se positivamente com as ações da equipe em um hospital público. À consulta médica, pode-se identificar benefícios diretos: sinais de bem-estar, bom humor, sinais vitais estáveis e impressão melhorada do estado de saúde, dentre outros.
Conclusão/Considerações finais
Considerações finais: A “Sala de Espera” de Cuidados Paliativos configurou-se além de um lugar físico, constituiu-se muito mais em um espaço de acolhimento e de ambiência de pacientes e seus familiares um cenário de expectativas de notícias difíceis. Ter disponíveis profissionais de saúde qualificados para escuta ativa e sensível, atenta às diferentes demandas dos usuários e com foco na qualidade de vida foi o diferencial deste Projeto. Na “Sala de Espera”, muitas histórias foram contadas e risadas compartilhadas, criando-se laços de empatia e confiança. Profissionais, pacientes e seus familiares puderam construir um espaço além do atendimento ambulatorial rotineiro.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.268 p., il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos HumanizaSUS ; v. 3)
GONÇALVES DE SOUSA, R. . A ENFERMAGEM FRENTE AO ACOLHIMENTO DO PACIENTE EM CUIDADO PALIATIVO. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, [S. l.], p. 45, 2021. Disponível em: https://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/697. Acesso em: 1 set. 2024.
Palavras Chave
humanização da assistência; Cuidados Paliativos; Hospitais Universitários
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - Piauí - Brasil
Autores
DANIELLE PEREIRA DOURADO , GLENDA MARIA SANTOS MOREIRA , MARIA LAILDA DE ASSIS SANTOS , ANA HILDA SILVA SOARES , JOÃO GABRIEL CARDOSO DA SILVA , JOANA DARC LIMA SILVA