X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

MASSAGEM COM OLEOS ESSENCIAIS EM PACIENTES EM FASE DE FINAL DE VIDA: ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA

Apresentação do caso

Introdução: A massagem de aromaterapia com óleos essenciais é um tratamento para restaurar a harmonia do corpo e da mente, e que age principalmente no sistema nervoso. São vistos como estabilizadores de emoções, que combinam os efeitos do toque com o sentido do olfato. Suas propriedades benéficas são utilizadas para tratar enfermidades, estimular a boa saúde, o bem-estar emocional e intensificar cada aspecto da vida.
Objetivo: Relato de experiência da equipe de fisioterapia em uma instituição de cuidados paliativos, envolvendo a aplicação de massagem com óleos essenciais em pacientes em fase final de vida.
Método: Relato descritivo da prática e de entrevista com 3 profissionais que realizam a intervenção de massagem com óleos essenciais no ambiente hospice em hospital especializado em cuidados paliativos da rede privada, no município de São Paulo.

Discussão

Resultados: Fisioterapeutas utilizaram uma combinação de óleos essenciais, como olíbano, lavanda e cipreste, diluídos em óleo vegetal base, para a aplicação de massagem de 20 a 30 minutos, em pacientes com prognóstico de vida estimado em horas ou poucos dias. Na escolha da técnica, foram considerados a condição da pele, a preparação do ambiente, incluiu presença de familiares, ajustes na iluminação, ventilação, preferências musicais e valores pessoais do paciente, a fim de criar uma atmosfera serena. Durante os procedimentos, observou-se um relaxamento corporal nos pacientes, evidenciado pela expressão facial, diminuição do uso dos músculos acessórios da respiração, inspirações profundas e sensação de frisson. As famílias presentes relataram que também experimentaram um estado de relaxamento ao assistir às massagens, o aroma dos óleos essenciais foi destacado como um fator de bem-estar, expressaram profunda emoção e gratidão pelo cuidado humanizado, relatando alívio de angústias ao ver o paciente tratado com respeito e carinho.

Considerações finais

Conclusão: A massagem com óleos essenciais, aplicada por fisioterapeutas, pode ser considerada uma estratégia útil, que oferece possíveis benefícios tanto para os pacientes quanto para seus acompanhantes. Dada a observação de impactos positivos, essa prática pode ser vista como uma opção valiosa nos cuidados paliativos, contribuindo para uma experiência de fim de vida digna.
Referência:
1. Price, S., & Price, L. (2011). Aromatherapy for Health Professionals. Churchill Livingstone.

Palavras Chave

Massagem; Óleos Essenciais; Fisioterapia

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital Premier Brooklin - São Paulo - Brasil

Autores

SANDRA FERREIRA DA SILVA, ANGELICA MASSAKO YAMAGUCHI, FRANCISCA SILVA ALVES, THAISE DE OLIVEIRA