Dados do Trabalho
Título
O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NA DISSEMINAÇAO DE INFORMAÇOES SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS NO BRASIL
Introdução
O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo, mas ainda enfrenta uma significativa carência de informações confiáveis sobre cuidados paliativos.
Objetivo e Método
OBJETIVO
Avaliar o uso de redes sociais para difundir conhecimentos sobre cuidados paliativos.
MÉTODO
Foi realizada uma revisão integrativa na PUBMED utilizando os termos MeSH “social media” AND “Palliative Care”. A busca incluiu artigos completos, gratuitos, publicados nos últimos cinco anos e em inglês. Foram encontrados 233 artigos. A triagem foi feita usando o Rayyan, resultando na seleção final de 11 artigos. Editoriais, teses, relatos de experiência e estudos de caso foram excluídos. Também foram pesquisados perfis e publicações nas redes sociais Instagram, YouTube e X para complementar a análise.
Resultados
As redes sociais são uma poderosa ferramenta para compartilhar informações sobre cuidados paliativos (CP), essenciais para as pessoas que necessitam deste serviço. No Brasil, a produção de conhecimento e a desmistificação dos CP ainda são limitadas, e as mídias sociais surgem como uma solução para disseminar e facilitar o acesso a essas informações. Além de promoverem a formação de vínculos entre profissionais de saúde e o público, as redes sociais permitem um acesso mais prático e rápido ao conteúdo. Em uma pesquisa sobre "cuidados paliativos" no X, Instagram, YouTube, Threads e Facebook observou-se uma diversidade significativa de publicações. No X, Instagram, Threads e Facebook as postagens incluem conteúdo educativo, opiniões, debates, relatos pessoais e informações profissionais, enquanto no YouTube predominam conteúdos informativos de profissionais da área, com vídeos que variam de 2 minutos a mais de uma hora.
Conclusão/Considerações finais
As redes sociais são eficazes na disseminação de informações sobre cuidados paliativos, oferecendo acesso rápido e acessível. No entanto, ainda há lacunas na produção de conhecimento científico e na superação de estigmas. É crucial garantir a precisão e ampliar o alcance do tema.
Referências
SILVA NETO, Priscila Kelly da et al. Cuidados paliativos nas mídias sociais: revisão integrativa de literatura. 2020.
WANG, Yijun et al. Social media for palliative and end-of-life care research: a systematic review. BMJ Supportive & Palliative Care, v. 14, n. 2, p. 149-162, 2024.
Palavras Chave
Redes Sociais; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Instituições
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - Ceará - Brasil
Autores
BRENDA JALES GOLIGNAC, SABRINA SILVA BEZERRA, ELISE ITO MARTINS DE SOUZA, DANIELA CHIESA