X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS FARMACEUTICOS NO TRATAMENTO ONCOLOGICO AMBULATORIAL NA AMAZONIA: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O câncer é uma das principais causas de morte e redução da expectativa de vida em todo o mundo. Nesse contexto, uma abordagem multiprofissional é crucial para melhorar o cuidado ao paciente oncológico e garantir a integralidade do tratamento. O farmacêutico desempenha um papel crítico nessa equipe, especialmente na promoção do uso seguro e racional dos medicamentos, devido à complexidade dos regimes terapêuticos e ao risco elevado de eventos adversos.

Objetivo e Método

OBJETIVO: Relatar a atuação do farmacêutico no consultório farmacêutico de oncologia de um hospital referência em tratamento oncológico. MÉTODOS: Este estudo descritivo, tipo relato de experiência, foi realizado em Santarém, Pará, Amazônia, entre maio e julho de 2024. A pesquisa ocorreu em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, onde a farmacêutica residente acompanhou o consultório farmacêutico responsável pela dispensação de antineoplásicos orais, imunossupressores, hormonioterapia e medicamentos para controle de sintomas

Resultados

Durante o período observado, o farmacêutico desempenhou um papel fundamental na orientação dos pacientes sobre o tratamento com quimioterapia oral, incluindo informações sobre reações adversas, administração e interações medicamentosas. A primeira consulta durava cerca de 20 minutos para orientações e registros, enquanto as consultas subsequentes eram mais rápidas, com duração de 5 minutos. Casos de baixa adesão ao tratamento recebiam orientações mais detalhadas. O farmacêutico também contatava médicos para ajustes na dose e relatava faltas de medicamentos no estoque. DISCUSSÃO: A atuação clínica do farmacêutico está em expansão no Brasil, com foco em aconselhamento, programas educativos e protocolos clínicos, melhorando a adesão ao tratamento e reduzindo custos. Na oncologia, a meta global é promover cuidados de alta qualidade e eliminar erros com o uso de antineoplásicos. Além das atividades clínicas, o farmacêutico também lida com a logística de medicamentos e outros aspectos administrativos, enfrentando sobrecarga de trabalho. A Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar recomenda um farmacêutico para cada 100 pacientes/dia, com suporte administrativo, o que não se concretizou na prática observada.

Conclusão/Considerações finais

A experiência demonstrou a importância do farmacêutico para auxiliar no cuidado oncológico, oferecendo um serviço clínico centrado no paciente e promovendo o uso seguro dos medicamentos.

Referências

Bisson, Marcelo Polacow. Conceituação da farmácia clínica e da atenção farmacêutica. In: Farmácia clínica & atenção farmacêutica. 3. ed. Barueri, SP : Manole, 2016, p .3-16.
Holle LM, Harris CS, Chan A, Fahrenbruch RJ, Labdi BA, Mohs JE, et al. Pharmacists’ roles in oncology pharmacy services: Results of a global survey. J Oncol Pharm Pract. 2017; 23(3):185-94.
Padrões Mínimos para Farmácia Hospital/ Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. São Paulo, 2017. 3 edição. 40 p , ISBN: 978-85-61645-00-7.
Sung H, Ferlay J, Siegel RL, Laversanne M, Soerjomataram I, Jemal A, Bray F. Global Cancer Statistics 2020: GLOBOCAN Estimates of Incidence and Mortality Worldwide for 36 Cancers in 185 Countries. CA Cancer J Clin. 2021 May;71(3):209-249. doi: 10.3322/caac.21660. Epub 2021 Feb 4. PMID: 33538338.

Palavras Chave

CUIDADOS FARMACEUTICOS; Oncologia

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

MARIA CLARA DE SOUSA GODINHO PROBST, MARIA CLARA DE SOUSA GODINHO PROBST, JOICE SILVA DE OLIVEIRA, JOICE SILVA DE OLIVEIRA, THAIS RIKER DA ROCHA OLIVEIRA, THAIS RIKER DA ROCHA OLIVEIRA, CHRISTIAN DINIZ LIMA E SILVA, CHRISTIAN DINIZ LIMA E SILVA