X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇAO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ACERCA DOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA CARDIOLOGICA NA AMAZONIA BRASILEIRA

Introdução

Crianças e bebês cardiopatas possuem condição que ameaça a vida, podendo beneficiar-se dos Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP). Com isso, torna-se crucial entender a percepção de profissionais que atuam em unidades hospitalares com tal perfil.

Objetivo e Método

Estudo transversal, de abordagem quantitativa, feito com profissionais de nível superior e técnicos de enfermagem atuantes nas áreas pediátrica e neonatal em um hospital de referência cardiológica da Amazônia, no período de 29 de julho a 26 de agosto. Os dados foram obtidos a partir de um questionário online com 13 questões. Os critérios de inclusão adotados foram: profissionais de saúde de ambos os sexos e qualquer faixa etária, que concordaram em participar do estudo e atuantes há pelo menos 1 ano em alguma das seguintes unidades: UTI Neonatal, UTI Pediátrica ou Clínica Pediátrica. Foram excluídos os funcionários de férias ou de licença no período da coleta.

Resultados

105 profissionais responderam o questionário, entre Técnicos de enfermagem (34.3%), Médicos (29.5%), Enfermeiros (20%), Fisioterapeutas (8.6%), Psicólogos (2.8%), Fonoaudiólogos (1.9%), Assistentes Sociais (1.9%) e Terapeuta ocupacional (1%). 81.9% relatou tempo de experiência superior a 10 anos. Observou-se que 68.6% dos profissionais concordam que os CPP não são bem aplicados na sua unidade de atuação e 75% dos entrevistados enxerga a falta de conhecimento como principal obstáculo para a sua aplicação, seguido da não aceitação das famílias (22%). A maioria dos profissionais (61%) crê que menos de ¼ dos pacientes de sua unidade são elegíveis para os CPP. Quanto à indicação dos CPP a opção mais votada foi “Pacientes em fim de vida” (39%). Menos da metade (47.6%) enxerga a extubação paliativa como uma forma digna de morrer.

Conclusão/Considerações finais

O presente estudo vem reforçar as lacunas de conhecimento técnico quanto aos cuidados paliativos pediátricos no cenário da cardiopediatria, mesmo em se tratando de profissionais com mais de uma década de experiência na função.

Referências

Iglesias et al. 2021. Cuidados Paliativos Pediátricos: O que são e qual sua importância? Cuidando da criança em todos os momentos. Sociedade brasileira de pediatria. 2021 Nov 8.
Tay et al. 2021. Perceptions of healthcare professionals towards palliative care in
internal medicine wards: a cross-sectional survey. BMC Palliat Care. 2021 Jun 30;20

Área

Outras áreas

Instituições

FUNDAÇÃO HOSPITAL DE CLINICAS GASPAR VIANNA (FHCGV) - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE DA AMAZONIA (UNAMA) - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) - Pará - Brasil

Autores

PAULO DOUGLAS OLIVEIRA ANDRADE, CELINE CASTELO BRANCO ARAUJO, LETICIA NERIS MACEDO, PATRICIA BARBOSA CARVALHO