Dados do Trabalho
Título
CONHECIMENTO E PERCEPÇAO DOS PACIENTES ONCOLOGICOS SOBRE O USO DE TRATAMENTOS PALIATIVOS E FITOTERAPICOS NO CONTEXTO HOSPITALAR
Introdução
O cuidado paliativo tem ganhado destaque como uma abordagem essencial no tratamento oncológico, voltado para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam o câncer. Esta modalidade de cuidado vai além da cura da doença, concentrando-se na prevenção e alívio do sofrimento em todas as suas dimensões: física, emocional, social e espiritual. Integrado ao tratamento oncológico tradicional, o cuidado paliativo oferece um suporte contínuo e individualizado, adaptando-se às necessidades específicas de cada paciente (Hashimoto; Da Silva; Santos, 2024)
Objetivo e Método
Avaliar o nível de conhecimento e a percepção dos pacientes sobre o uso de tratamentos paliativos, incluindo plantas medicinais, tratamento paliativo e medicamentos fitoterápicos, no contexto hospital lar. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário próprio que foi aplicado aos pacientes em tratamento oncológico. O estudo foi conduzido conforme a Resolução 510/2016 e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Pará, sob Parecer nº 4.764.586 e CAAE: 43460721.0.00005168.
Resultados
Fizeram parte deste estudo 313 participantes, dos quais 56,5% afirmaram conhecer o que configura tratamento paliativo, mas apenas 16,6% sabem que o uso de plantas medicinais é uma forma desse tratamento. A maioria (91,7%) utiliza medicamentos manipulados e fitoterápicos. Além disso, 69,3% relataram que o hospital recomenda o uso de terapias paliativas, como a fisioterapia sendo a mais citada (55,8%).
Conclusão/Considerações finais
conclui-se que, embora a maioria dos pacientes tenha algum conhecimento sobre cuidados paliativos, há uma lacuna significativa no entendimento de que o uso de plantas medicinais integra essa modalidade de tratamento. A alta prevalência do uso de medicamentos manipulados e fitoterápicos indica uma aceitação dessas práticas, porém, a necessidade de maior conscientização sobre o espectro completo das terapias paliativas se faz evidente. A recomendação hospitalar de terapias paliativas, especialmente a fisioterapia, destaca a importância da abordagem multidisciplinar no manejo oncológico, evidenciando a relevância da educação contínua dos pacientes para maximizar os benefícios dessas intervenções.
Referências
HASHIMOTO, Gabriela Harumi Gouveia; DA SILVA, Talita Oliveira; SANTOS, Franciele Cruz Rocker. Estética nos cuidados paliativos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 40, n. especial, p. 245-268, 2024.
Palavras Chave
paciente oncológico; tratamento paliativo; Abordagem multidisciplinar
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
CARLOS EDUARDO AMARAL PAIVA , SARA FARIAS OLIVEIRA, ANDRÉ MOTA PEREIRA, DENER LOPES DOS SANTOS, AYSLA MCLANE LOBATO DOS SANTOS, ANTONIA IRISLEY DA SILVA BLANDES